Com 70% de urnas apuradas, partido governista deve vencer na África do Sul

O partido Congresso Nacional Africado (ANC) está a caminho da vitória nas eleições da África do Sul, de acordo com a contagem parcial dos votos, embora seja o pior desempenho da sigla em seus 25 anos no poder. 

Com 70% das urnas apuradas, os resultados preliminares dão 56,6% ao ANC na disputa pelo Parlamento —o principal partido de oposição, a Aliança Democrática, fica com 23%, e a sigla de esquerda Lutadores da Liberdade Econômica com 10%.

O partido de Nelson Mandela nunca conquistou menos de 60% dos assentos parlamentares desde que chegou ao poder nas primeiras eleições democráticas, em 1994, que marcaram o fim do apartheid.

Análises baseadas na contagem preliminar preveem que a sigla deve obter entre 55 e 59% do Legislativo.

Um resultado do ANC visto como fraco poderia dar fôlego aos opositores do presidente, Cyril Ramaphosa, e criar o risco de uma eventual contestação de sua liderança, afirmam analistas.

O pleito é o primeiro teste do sentimento nacional desde que Ramaphosa substituiu Jacob Zuma em fevereiro de 2018 —o ex-mandatário se envolveu em vários escândalos de corrupção que levaram a sua renúncia.

Os votos para o Parlamento e nove assembleias regionais na eleição desta quarta (8) reflete a frustração dos sul-africanos com a corrupção crescente, o alto desemprego e a desigualdade social que ainda atinge de forma mais grave a parcela negra da população.

Source Link

« Previous article Arsenal e Chelsea confirmam domínio inglês inédito na Europa
Next article » Governo vai desbloquear 1.315 bolsas de pesquisa; corte atinge 4% dos auxílios