Trump vai oficializar ex-executivo da Boeing como chefe do Pentágono

O presidente americano, Donald Trump, vai nomear Patrick Shanahan como secretário da Defesa, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (9).

Ex-executivo da Boeing, ele ocupa o cargo de forma interina desde a saída do general Jim Mattis em dezembro do ano passado, devido a divergências com Trump sobre a retirada das tropas americanas da Síria.

A indicação ainda deve ser confirmada pelo Senado americano.

Shanahan, 64, foi executivo da Boeing, empresa em que trabalhou de 1986 até assumir o posto de adjunto da Defesa no início do governo Trump e onde forjou uma reputação de "consertador" de problemas.

Após o anúncio da Casa Branca, ele disse que se sente honrado com o convite e reiterou seu compromisso com a estratégia de defesa atual dos EUA, que prioriza a competição com a China e a Rússia em vez de as guerras antiterrorismo que consumiram o Pentágono na maior parte das últimas duas décadas.

No fim de 2018, o ex-secretário Jim Mattis comunicou sua aposentadoria em protesto contra a decisão de Trump de retirar todos os soldados americanos da Síria, o que ele expressou em uma carta veemente que circulou por Washington e irritou o governo.

A ideia era que ele ficasse até fevereiro deste ano para organizar uma transição, mas o governo antecipou sua saída para 1º de janeiro, anunciando que Shanahan, então secretário-adjunto, seria seu substituto interinamente. 

Source Link

« Previous article NBA se aproxima da TV aberta e pode ter jogos exibidos na Band
Next article » Nova pedagogia cria alunos egocêntricos, afirma especialista sueca