Promotoria venezuelana investigará Guaidó sob suspeita de 'sabotagem elétrica'

A promotoria pública venezuelana, ligada ao regime de Nicolás Maduro, abriu uma investigação contra o líder da oposição, Juan Guaidó, nesta terça-feira (12), acusando-o de estar envolvido em uma "sabotagem" do sistema elétrico que causou o apagão que paralisa o país por cinco dias. 

"Anuncio que uma investigação está sendo aberta (...) contra o cidadão Juan Guaidó por seu suposto envolvimento na sabotagem do sistema elétrico venezuelano", disse o procurador-geral, Tarek William Saab, à imprensa.

Saab, que se define como chavista, disse que o líder da oposição, reconhecido por mais de 50 países como presidente interino da Venezuela, emitiu uma série de mensagens "exaltando a violência" no meio desta "situação lamentável". 

"Neste momento, ele aparece como um dos autores intelectuais dessa sabotagem elétrica e desse chamado praticamente a uma guerra civil em meio a esse apagão", acrescentou. 

O procurador disse ainda que a investigação será adicionada a outra que foi aberta contra a oposição por "usurpação" das funções do presidente, quando Gaidó se declarou presidente interino, em 23 de janeiro, invocando a Constituição. 

"Isso não é casual, se soma a uma escalada de eventos violentos a partir da autoproclamação. A sabotagem elétrica é parte de uma escalada cada vez mais desesperada para derrubar um governo legitimamente constituído", disse Saab.

Ele também afirmou que Guaidó desrespeitou a proibição de deixar o país, ditada pelo mais alto tribunal de Justiça, quando entrou furtivamente na Colômbia para comandar uma operação fracassada de entrada de ajuda humanitária na Venezuela. 

Maduro atribuiu o apagão a um "ataque cibernético" contra a usina hidrelétrica de Guri (Bolívar, ao sul) pelos Estados Unidos e pela oposição, que, por sua vez, atribuiu a crise à "negligência e corrupção" do governo. 

A emergência, o pior corte de eletricidade que já afetou o país, mantém o serviço intermitente em vários setores, embora existam áreas do interior sem eletricidade desde a última quinta-feira.  

Source Link

« Previous article Sem TV aberta, veja onde assistir às oitavas de final da Champions League
Next article » STF determina bloqueio de R$ 1,6 milhão em bens de Aécio Neves