Pentágono entrega mais US$ 1,5 bi para muro na fronteira com o México

O Pentágono anunciou nesta sexta-feira (10) a transferência de mais 1,5 bilhão de dólares para a construção do muro entre os Estados Unidos e o México.

"Esta transferência de verba não afetará o treinamento militar ou os benefícios aos membros das Forças Armadas", disse o porta-voz do departamento de Defesa, Tom Crosson. 

"Os fundos foram obtidos de diversas fontes, incluindo redução de custos, alteração de programas e revisão de certos requisitos", revelou.

Segundo Crosson, o Congresso foi notificado de que o secretário interino da Defesa, Patrick Shanahan, concordou em iniciar a substituição das barreiras existentes nas fronteiras do Arizona e Texas (200 km).

O montante está sendo oferecido após o próprio Pentágono já ter disponibilizado 1 bilhão de dólares em março passado. 

Frustrado com a negativa do Congresso em aprovar a verba para o muro, o presidente americano Donald Trump declarou em fevereiro situação de emergência nacional na fronteira. O plano de Trump com o posicionamento é obter cerca de 6 bilhões de dólares do orçamento militar para a polêmica barreira.

Em março, Shanahan autorizou 1 bilhão de dólares para a construção de 92 km de uma barreira de 5,5 metros de altura, melhorar a estrada paralela ao obstáculo e iluminá-lo, respondendo assim à emergência de Trump.

Shanahan disse também nesta sexta que parte do dinheiro veio de verbas não utilizadas no Afeganistão.

Entre suas medidas anti-imigração, além do muro, Trump disse que poderia enviar imigrantes ilegais detidos para as chamadas “cidades santuários” —locais comandados por democratas que se opõem às políticas migratórias da Casa Branca.

Os problemas de imigração são a trama central do governo Trump, que busca se cacifar para uma possível reeleição no ano que vem com o mesmo discurso nacionalista e protecionista que o levou à Presidência em 2016.

Somente em março deste ano, por exemplo, mais de 100 mil imigrantes ilegais foram levados sob custódia, estimulando a retórica do presidente de que há uma grave crise imigratória que precisa ser resolvida no país.

Source Link

« Previous article OnePlus is partnering with Three UK and National Geographic prior to the 7 series launch
Next article » Decorar pode ser útil na hora de estudar para o vestibular