Oficial: Bruxelas aplica “pequena” multa à Google de 1,49 mil milhões de euros

A Comissão Europeia decidiu mesmo avançar com a multa à gigante tecnológica por infringir as regras antitrust.

Esta é a terceira multa aplicada à tecnológica, somando já 7 mil milhões de euros (4,3 mil milhões pela violação da prática de concorrência e 2,4 mil milhões por favorecer os seus serviços de vendas sobre os seus concorrentes). Ambas as multas foram recorridas pela empresa de Mountain View.

A nova multa é focada no negócio de AdSense da Google, que coloca caixas de pesquisa em websites de terceiros, nomeadamente de notícias, com um valor 1,49 mil milhões de euros, de uma máxima prevista de 11,46 mil milhões de euros.

Segundo a Comissão Europeia, no relatório de 2016, a Google foi confrontada por “reduzir artificialmente a escolha e limitar a inovação no mercado” por restringir contratualmente a forma como os websites de terceiros mostravam as pesquisas de publicidade dos rivais. Este caso centra-se nas exigências da Google que desde 2006, obriga alguns dos mais populares websites a utilizar o seu serviço de publicidade exclusivamente, caso desejassem manter uma caixa de pesquisa da Google nas suas páginas.

blank.png

Ainda segundo o jornal britânico, a Google terá atenuado as suas restrições em 2009, permitindo os websites mostrar publicidade da sua concorrência, mas ainda assim obrigando a mostrar um mínimo de campanhas da Google em localizações de destaque; além de ter autoridade para modificar as respetivas publicações dos rivais. Apenas em 2016 estes contratos seriam eliminados.

“Esta conduta imprópria terá durado 10 anos, levando a outras empresas a impossibilidade de competir com os seus méritos e inovação, além de impedir aos consumidores os benefícios da competição”, é referido no documento oficial da Comissão Europeia.

Source Link

« Previous article Mostrar o dedo do meio é liberdade de expressão protegida por lei, decide tribunal dos EUA
Next article » Política monetária esgotou suas possibilidades