Não é verdade que pesquisadora do Datafolha manipulou resposta de entrevistado

Vídeo que circula redes sociais em que pesquisadora do Datafolha digita 17 e aparece 13 foi ocasionado por erro de aplicação entre as perguntas do questionário. Logo após o entrevistado desligar a câmera, o erro foi corrigido e a entrevista foi computada corretamente.

A situação ocorreu em Ivaiporã (PR), na quarta-feira (17). O vídeo acompanha o texto “quando digita o 17 na máquina aparece o Haddad, até o Datafolha está manipulando a pesquisa pro Haddad”.

O instituto confirmou que a pesquisadora verificou o erro e contatou a coordenação local. “Ela aplicou incorretamente a questão P1, sobre intenção de voto, e registrou corretamente a questão P2, sobre o número da legenda”, diz. “Ao aplicar a questão P3, que está ligada automaticamente à questão P1, ela percebeu o erro”.

De acordo com o Datafolha, após o entrevistado conversar com a pesquisadora sobre o problema e ter acompanhado o procedimento para verificar uma eventual falha de sistema e aplicação, aceitou continuar a entrevista. “Suas opiniões estão na amostra do estudo finalizado na semana passada”.

Um dos procedimentos adotados pelo instituto é checar, via telefone ou escuta, 30% do material de cada pesquisador. As respostas que estão na base são confrontadas com a gravação da entrevista ou, então, o questionário é aplicado novamente junto ao entrevistados por telefone para saber se as respostas batem. 

“Caso sejam encontrados questionários em desacordo, todos os os outros desse pesquisador são cancelados”, diz o instituto.

As questões citadas acima são as seguintes:

P.1 No dia 28 de outubro haverá o segundo turno das eleições para presidente da República. Se o segundo turno da eleição fosse hoje, em quem você votaria: (LEIA ATÉ A INTERROGAÇÃO – APLIQUE O RODÍZIO ENTRE OS NOMES – ESTIMULADA E ÚNICA)
1 Jair Bolsonaro ou 2 Fernando Haddad?
94 branco 
96 Nulo/ nenhum
99 Não sabe

P.2 (PARA QUEM VOTARIA EM ALGUM CANDIDATO OU DISSE QUE VAI ANULAR / VOTAR NULO NA P.1) Qual número você vai digitar na urna eletrônica para confirmar/ anular seu voto para presidente?(SE VOTARIA EM BRANCO OU ESTÁ INDECISO, NÃO APLIQUE A PERGUNTA)
ANOTE AO LADO
994 NÃO SABE O NÚMERO DO CANDIDATO
996 NÃO SABE COMO ANULAR O VOTO

P.3 (PARA QUEM PRETENDE VOTAR EM ALGUM CANDIDATO OU EM BRANCO OU NULO - P.1= 1, 2, 94 OU 96)Por quais motivos você pretende votar em (CITE RESPOSTA DA P.1) Por quais outras razões? Como assim? (RESPOSTA ESPONT NEA E MÚLTIPLA – EXPLORE)

Source link

« Previous article 5 phablets que reúnem tamanho e potência
Next article » Documentário de experimento pelo Atlântico e investigação sobre ressurreição de espécies são destaque na Mostra