Documentário de experimento pelo Atlântico e investigação sobre ressurreição de espécies são destaque na Mostra

Neste sábado (27), a Mostra exibe o documentário “A Balsa” sobre uma expedição, em 1973, quando onze pessoas viajaram por três meses no Atlântico.

A jornada tratava-se de uma pesquisa de comportamento em grupo e, no longa, os sobreviventes falam sobre suas impressões daquela época. Filmado como um diário, a convivência do barco mostra as relações entre os participantes, o experimento estuda questões como violência e sexo. 

Entre outros destaques do dia, há uma produção suíça “Gênesis 2.0”, que investiga a possibilidade de ressurreição de espécies. O longa acompanha um grupo de caçadores que procuram por carcaças mantidas intactas pelo gelo, com tecidos e sangue, que se encontradas, pesquisadores podem recuperar o DNA.

Há, ainda, uma produção brasileira “A Terra Negra dos Kawã”, sobre a terra de uma tribo cuja terra negra parece ter propriedades medicinais. Além deste, há outro longa nacional “Los Silencios”, que narra a história de uma mulher que ao perceber o desaparecimento do marido, foge com os filhos para uma ilha povoada por fantasmas.

Também sobre uma realidade distópica, o filme “O Pequeno Mal” mostra dois amigos que vivem em uma São Paulo tomada por doenças e contaminações.

 

A Balsa
Em 1973, 11 pessoas embarcam em uma jornada de três meses pelo Atlântico. A viagem é parte de um experimento científico com objetivo de estudar questões como violência, sexo e comportamento em grupo. A convivência na embarcação foi filmada como um diário. Mais de 40 anos depois, o documentário reúne sobrevivente em uma réplica da balsa para colher depoimentos.
Instituto Moreira Salles, às 14h00

Genesis 2.0
Nas Ilhas Novas da Sibéria, no Ártico, caçadores procurando por presas de mamutes extintos encontram uma carcaça e um animal conservada pelo gelo, com tecidos e sangue. Cientistas desejam trazer o mamute de volta à vida. Do mesmo diretor de “Ricardo, Miriam e Fidel” (1997), exibido na 21ª Mostra.
Marabá Playarte, sala 4, às 20h30

A Terra Negra dos Kawã
Cientistas analisam terrenos da área rural de Manaus, como parte de um estudo agrícola e descobrem a tribo kawa. Lá, uma terra negra parece ter propriedades medicinais. Ao acompanhar a rotina de trabalho dos índios, os pesquisadores reagem de diferentes maneiras, uns respeitam as tradições e outros têm intenções ambiciosas.
Cinearte Petrobrás, sala 2, às 16h

Los Silencios
Após o marido desaparecer, mulher foge com seus dois filhos para uma ilha no meio da Amazônia, entre Brasil, Colômbia e Peru. Um dia, ele ressurge e a família descobre que a ilha é povoada por fantasmas. Da mesma diretora de “Bollywood Dream - O Sonho Bollywoodiano” (2009), exibido na 33ª Mostra.
Espaço Itaú - Frei Caneca 3, às 22h10

O Pequeno Mal
O longa conta a história de Janaína e João, uma dupla de solitários que se ajuda e vive em São Paulo. Quando uma doença toma o corpo de João, ela busca conforto em outro homem e o mal se espalha como uma febre.
Espaço Itaú - Frei Caneca 5, às 13h30

Source link

« Previous article Não é verdade que pesquisadora do Datafolha manipulou resposta de entrevistado
Next article » Petrobras registra tombo na produção em setembro e vê queda de 8,7% no 3º tri