No Dia do Amigo, conheça benefícios da interação com pets e dicas para adotar

Cão-guia, de busca e salvamento, terapeuta, de assistência emocional ou apenas cachorro —ou qualquer outro animal— de estimação. Companheiros de todas as horas, pets também são celebrados nesta sexta (20), Dia do Amigo.

Estudos comprovam que a interação com animais é benéfica para a saúde e bem estar dos humanos. Em alguns casos, influencia na rotina e no comportamento do tutor.

Segundo pesquisa recente realizada pela fabricante de ração animal Mars Petcare, tutores de cães disseram que a convivência com o pet estimulou a prática de exercícios físicos —muitos relataram corrida. Já os tutores de gatos atribuem aos bichanos a redução do nível de estresse e dizem que dividem com eles pensamentos e segredos. Foram ouvidos mil tutores de cada espécie.

Outro levantamento mostra a ligação emocional do brasileiro com animais de estimação: 100% dos entrevistados que não possuem pets mostraram intenção de ter um. Esse estudo foi realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com o Centro de Pesquisa Waltham —da Mars— e o professor Ricardo Dias, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da USP.

BENEFÍCIOS

Animais de estimação são companhia e favorecem contatos sociais. Isso ajuda a entender por que, cada vez mais, empresa permitem que funcionários levem os bichinhos para o trabalho.

Além disso, segundo a marca, estudos comprovam que compartilhar bons e maus momentos da vida com um animal de estimação pode ajudar as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis.

Foram constatadas respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse —incluindo frequência cardíaca e pressão sanguínea de base mais baixas— e picos de oxitocina em humanos e nos cães quando interagem positivamente. Esse hormônio é responsável, entre outras funções, por desenvolver apego e empatia.

QUER ADOTAR?

Ter um animal de estimação é maravilhoso, mas é decisão que deve ser tomada com responsabilidade.

O veterinário e fundador da rede Animal Place, Jorge Morais, afirma que adotar um pet é ganhar um amor incondicional, mas é fundamental ter consciência de que o animal precisa de cuidados para a vida toda.

Há custos, e a família deve ter tempo disponível para dar atenção ao bichinho.

Está decidido a ter novo amigo? Veja algumas dicas, segundo o veterinário:

– O tempo médio de vida de um animal é de aproximadamente 12 anos, portanto, é preciso lembrar e estar atento a isso na hora da adoção, pois será uma responsabilidade a longo prazo;

– O animal de estimação —cão ou gato— deve ser mantido dentro de casa, evitando que sofra acidentes ou maus-tratos nas ruas;

– Alimente-o com ração apropriada para sua espécie e mantenha sempre disponível água limpa e fresca;

– A visita ao veterinário deve ser feita regularmente —pelo menos uma vez por ano— para aplicação de vacinas, vermifugação e check-up. Eles também envelhecem e precisam de cuidados especiais;

– Atenção e carinho são essenciais para o novo membro da família;

– Identifique o animal com microchip ou placa identificadora;

Castre-o logo após a adoção. Isso evita gravidez indesejada, brigas por territórios e doenças, inclusive o câncer.

(Foto: Lívia Marra/Folhapress)

Source link

« Previous article Hoje o VAR induz árbitro a mudar de opinião, diz Arnaldo Cézar Coelho
Next article » Anderson Pomini: Pelo resgate da representatividade da OAB-SP