Maia articula pauta mínima de apoio à Previdência entre governadores do Nordeste

O pouco que nos une Antes de partir para viagem aos EUA, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), atuou para atrair os governadores do Nordeste para a articulação pró-reforma da Previdência. Na terça (9), participou de jantar com Wellington Dias (PT), do Piauí, e outros aliados. Do encontro, o petista saiu com a missão de consultar os colegas da região, a maioria de partidos de oposição, sobre uma pauta mínima que tenha o apoio do grupo para, a partir daí, buscar o apoio de deputados nordestinos.

Sem açúcar Governadores da região ouvidos pelo Painel dizem que não é impossível traçar pontos palatáveis ao grupo, mas admitem que a reforma viável para eles é bem mais magra do que a idealizada pelo ministro Paulo Guedes (Economia).

Sem açúcar 2 Para começar a conversar, diz um governador nordestino, o Planalto precisa entender que o grupo não topa, além das mudanças no BPC e na aposentadoria rural, o sistema de capitalização e a desconstitucionalização. Há cobrança por uma mexida menos ambiciosa no regime geral e foco no combate aos privilégios de algumas categorias.

Vai ter luta Wellington Dias se tornou um interlocutor privilegiado pela ligação que tem com diferentes legendas e também com o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que é piauiense. A direção de seu partido, o PT, porém, sustenta o discurso de que é contra a reforma e ponto final.

A parte que me cabe O Planalto decidiu não ceder à pressão do centrão pela precedência da votação do Orçamento impositivo à da reforma Previdência na Comissão de Constituição e Justiça, nesta semana, para manter o discurso de que as novas regras de aposentadoria são a prioridade.

Dividir para reinar Ciente da queda de braço, Rodrigo Maia disse que falaria com os líderes do centrão ao desembarcar no Brasil, neste domingo (14). Há pressão do governo para afastar o DEM desse grupo de partidos.

Tudo por ela Para não atrasar a reforma, o Planalto acatou tese do líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), de que era melhor deixar a MP 855 caducar, dia 23, do que travar o debate nas comissões para levar a medida provisória ao plenário.

Quem te viu… Condenada à cassação e à inelegibilidade pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso por abuso de poder econômico e caixa dois, a senadora Selma Arruda (PSL), ex-juíza conhecida como “Moro de saias”, costumava atacar com veemência propostas de anistia ao crime de despesas não contabilizadas.

…quem te vê Em um vídeo, de novembro de 2016, ela tratou a prática como um “golpe” e pediu forte reação à manobra “arquitetada pelo Congresso”. Agora, Arruda vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Choque de gerações Os solavancos dos primeiros 100 dias da nova Legislatura também foram sentidos no Congresso. Na Câmara, alvo da maior renovação dos últimos 30 anos, os tropeços do Executivo e do Legislativo foram avaliados de maneiras diferentes por estreantes e veteranos.

Era uma vez Luísa Canziani (PDT-PR), de 23 anos, a deputada mais jovem do plenário, minimizou a bateção de cabeça no Planalto, disse que é normal algum desencontro em início do governo e manifestou certa surpresa com o clima de embate no plenário do Congresso. “Achei que teria mais união”, disse.

Direto e reto A deputada mais experiente, Luiza Erundina (PSOL-SP), do alto de seus 84 anos, não recorreu a relativismos nem meias palavras: “Nunca vi um governo tão destruidor nem um Congresso tão perdido e bagunçado.”

Quem sai aos seus Antes mesmo de falar com o ministro Paulo Guedes, na sexta (12), em meio ao impacto da intervenção do Planalto na Petrobras, os auxiliares mais próximos do ministro diziam colocar as duas mãos no fogo em nome da tese de que ele jamais avalizaria uma operação como a que foi feita.

TIROTEIO

Bolsonaro precariza o acesso à saúde e diz que vai dar fim à judicialização de remédios com uma tese que será judicializada

De Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde, sobre a trava à liberação de medicamento por decisão judicial prevista na reforma da Previdência

Source Link

« Previous article Governo lança calculadora que simula contribuição após reforma da Previdência
Next article » Ditadores africanos não vão resistir à mobilização jovem, diz pesquisadora