Lisboa recebe exposição inspirada em carta de Pero Vaz de Caminha

A expedição de Pedro Álvares Cabral que viria a descobrir o Brasil zarpou de Lisboa em 9 de março de 1500. Para assinalar o aniversário de 519 anos desta data, Lisboa recebe a exposição  “Carybé – Aquarelas do Descobrimento”, cujas 52 ilustrações detalham os relatos de Pero Vaz de Caminha em sua carta do descobrimento.

As imagens, em traços leves e cores vibrantes, dão vida à primeira narrativa dos portugueses sobre o Brasil: desde o içar das velas, em Belém, passando pelo avistar da terra na Bahia, o desembarque em Porto Seguro, a primeira missa e a interação com os índios e sua nudez.

Carybe_Lisboa_2.pngAquarelas ilustram primeira missa e contato com os índios | Foto: Divulgação

As aquarelas foram idealizadas pelo artista plástico Carybé para uma edição comemorativa da carta do descobrimento, publicada no quinto centenário do nascimento de Pedro Álvares Cabral, em 1968. A releitura do documento foi feita pelo escritor Rubem Braga, amigo e compadre do pintor.

Na introdução do livro, Braga escreve:  “Esta edição, pela sua natureza, não comporta notas nem glossário. A novidade verdadeira que ela traz, e que a justifica, são os 52 desenhos que a ilustram, do cidadão baiano Carybé”.

Esta é a primeira vez que as aquarelas são expostas fora do Brasil.

“Carybé foi um exímio desenhista e aquarelista, arte aparentemente simples, mas que exige maestria técnica e não permite correções. Partindo do relato escrito por Caminha, usou sua imaginação e conhecimento, para transformá-lo em imagens, dando-nos a sensação de termos testemunhado os acontecimentos que há mais de cinco séculos deram origem ao Brasil”, afirma Solange Bernabó, filha do artista e curadora da mostra.

Carybe_Lisboa_1.pngSolange Bernabó é curadora da exposição e filha de Carybé | Foto: Divulgação

A exposição é uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Lisboa.

“Temos a expectativa de que as obras, por sua delicadeza, beleza e sentido histórico, atraiam grande público para a exposição”, diz o embaixador, Luiz Alberto de Figueiredo Machado.

O artista

Nascido na Argentina em 1911, Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé, mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, fixando-se depois na Bahia, onde viveu até sua morte, em 1997.

Declaradamente apaixonado pelo Brasil, o artista exaltou seu carinho pelo país em diversas obras. Na década de 1960, por exemplo, ele foi responsável por personalizar um mapa do Brasil que decorava aviões Electra 2 da Varig.

Entre seus trabalhos mais famosos estão um mural no aeroporto de Miami, um quadro exposto no Museu do Vaticano e uma pintura no castelo Balmoral, residência de férias da Rainha Elizabeth 2ª na Escócia.

Carybe_Lisboa_3.pngCores vivas e traços delicados marcam trabalho do artista | Foto: Divulgação

Carybé também ilustrou, entre outros, livros de Gabriel García Márquez, Pierre Verger e de Jorge Amado, seu amigo pessoal.

A exposição tem entrada grátis e fica em cartaz até 4 de maio.

Serviço

Carybé – Aquarelas do Descobrimento
Palácio da Independência
Largo de São Domingos, 11, Rossio (ao lado do Teatro Nacional Dona Maria 2ª)
Segunda a Sexta: 9h às 19h –
Sábado: 11h às 21h.
Entrada gratuita
Datas: de 9/03 até 4/05

Mais Ora Pois

Source Link

« Previous article vivo S1 with a new elevating selfie camera to arrive alongside vivo X27
Next article » Candidata à presidência dos Estados Unidos em rota de colisão com gigantes tecnológicas