Governador de Porto Rico deixa cargo, e indicação de sucessor deve enfrentar resistência

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, deixou o cargo nesta sexta (2), após semanas de protestos, e anunciou que o advogado Pedro Pierluisi será empossado como próximo mandatário da ilha.​ Contudo, sua efetivação no cargo não está confirmada e deve enfrentar resistências.

Segundo Rosselló, Pierluisi, 60, deve assumir o posto por ter tido sua indicação como secretário de Estado aprovada pela Câmara dos Deputados, o que o coloca como próximo na fila sucessória para governador. Mas a confirmação de Pierluisi só virá com sua aprovação pelo Senado, na quarta (7). 

Rosselló anunciou sua renúncia no dia 24 de julho, após uma série de protestos gerados pela divulgação de mensagens trocadas com um grupo de auxiliares. Nas conversas, publicadas no dia 13, ele faz comentários ofensivos contra políticos e celebridades da ilha.

A Câmara aprovou nesta sexta (2) a indicação de Pierluisi para o cargo de secretário de Estado, potencialmente posicionando-o para ser governador interino até as próximas eleições, em novembro de 2020. Foram 26 votos a favor e 21 contra, com uma abstenção.

Momentos antes da renúncia do governador, o nome de Pierluisi ainda era incerto —havia uma possibilidade de que o governo fosse passado para a secretária de Justiça, Wanda Vázquez.

​Inicialmente, ela disse que não queria o posto depois que os manifestantes prometeram derrubá-la também, devido a suas ligações políticas com o governo de Rosselló. Porém, na quinta (1º), ela voltou atrás e afirmou que aceitaria o cargo, se necessário.

O descontentamento da população da ilha vem crescendo há anos, devido a uma série de crises, incluindo a falência do território, esforços de recuperação ineficazes depois que o furacão Maria matou mais de 3.000 pessoas em 2007 e escândalos de corrupção ligados a governadores.

O presidente do Senado, Thomas Rivera Schatz, afirmou que a votação na Câmara "merece o respeito total de todos. Agora ela passa ao Senado. Com o maior senso de responsabilidade, responderemos. Na próxima quarta-feira (7), o Senado estará presente. A questão será resolvida".

Manifestantes e líderes do partido governista, a exemplo de Schatz, rejeitaram Pierluisi como o próximo governador da ilha, dizendo que seu trabalho como advogado do impopular conselho de controle fiscal que supervisiona a falência da ilha criou conflitos de interesse.

Líderes legislativos e advogados constitucionais disseram que a aprovação de Pierluisi pela Câmara seria suficiente para ele se tornar o governador de Porto Rico, uma vez que Rosselló deixasse o cargo.

O senador da oposição Eduardo Bhatia disse que vai contestar legalmente caso Pierluisi seja efetivado. "Isto é o jardim de infância em termos de liderança. Não há como alguém como ele, um secretário de Estado, se tornar governador a menos que seja aprovado pelas duas câmaras". ​

Logo após a aprovação de Pierluisi pela Câmara, manifestantes reunidos do lado de fora da residência do governador, La Fortaleza, gritaram "não o queremos!". 

 

Source Link

« Previous article Ouro no badminton, Ygor foi revelado na favela e lapidado na Europa
Next article » Battle Chasers: Nightwar já pode ser jogado em dispositivos Android