Earth: um livro de paisagens terrestres vistas do espaço curado pela NASA

A obra pode ser consultada gratuitamente online, mas 53 dólares vão garantir-lhe uma versão impressa com mais de 168 páginas repletas de imagens.

A NASA acaba de lançar 168 páginas repletas de imagens terrestres, captadas do espaço, através das quais é possível perceber que a expressão artística humana tem, regra geral, paralelo na natureza. O livro, ao qual a agência deu o nome de Earth, pode ser comprado online por 53 dólares, mas pode ser consultado online gratuitamente no site do Earth Observatory. Se preferir, também pode descarregar uma versão em PDF.

Na versão digital online, o livro é interativo e apresentado numa galeria clicável, onde as fotografias são sempre exibidas ao lado de descrições que oferecem contexto textual a um cenário que, de outra forma, poderia parecer um quadro abstrato de um qualquer artista especialista na corrente. As imagens em causa consistem em perspetivas em altitude, captadas com aparelhos espaciais da NASA.

No Earth, a viagem é feita um bocadinho pelos quatro cantos do mundo. Quem lhe folheia as páginas, mesmo que digitalmente, depara-se com paisagens do oceano Pacífico, da costa chinesa, de vales enevoados no Canadá ou de campos fluorescentes, forrados a lava, na Islândia.

A NASA tem ainda a preocupação de oferecer as histórias por detrás de cada imagem, sendo que as fontes da informação apresentada são também de fácil acesso, pelo que os mais curiosos terão certamente alguma dificuldade em terminar o livro.

A agência norte-americana espera que o Earth "inspire toda a gente a explorar, a compreender e a apreciar o planeta ao qual chamamos de casa". As versões gratuitas disponibilizadas ao público são, por isso, uma forma de "chegar àqueles que procuram soluções para resolver alguns dos problemas mais importantes que a população enfrenta a nível global, como os recursos hídricos, a distribuição de alimentos e a saúde pública", escreve a NASA.

O livro pode ser consultado através deste link.

Source Link

« Previous article Governador de Roraima diz que fronteira com Venezuela já está fechada
Next article » Famílias de mortos no CT do Fla aceitam negociar indenizações judicialmente