Deputados de Roraima protestam contra dinheiro de Bolsonaro para venezuelanos

A decisão de Jair Bolsonaro de enviar R$ 224 milhões para o acolhimento de venezuelanos em Roraima irritou parlamentares do estado, que fizeram chegar ao governo seu descontentamento.

PRATO VAZIO 

“Brasileiros de Roraima estão passando fome. Não há dinheiro para investir em políticas públicas. Mas tem para manter venezuelanos?”, diz o deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR).

PRATO CHEIO 

Segundo ele, Bolsonaro está piorando a situação ao anunciar que sustentará um sistema de acolhida aos cidadãos do país vizinho. “Sabendo disso, mais gente vai querer vir para o Brasil”, afirma.

MATEMÁTICA 

“O valor que ele enviou para os venezuelanos é maior do que o orçamento de muitas cidades do estado”, segue. “O governo federal já gastou R$ 12 mil por venezuelano. Compara com o Bolsa Família”, diz. “Eu defendo o governo. Mas quero que ele dê certo para os brasileiros.”

DEIXA ELES 

Jhonatan diz que a quase totalidade da bancada de parlamentares de Roraima está indignada. “Deixa os EUA brigarem com a Venezuela. Eles estão brigando pelo petróleo. Essa briga não é nossa”, afirma.

LEI 

Há resistências também na cúpula do Parlamento. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, já afirmou que Bolsonaro não pode declarar guerra ao país vizinho sem a aprovação do Congresso.

QUINTAL 

Há uma convicção, entre lideranças do parlamento, de que as Forças Armadas brasileiras não teriam condições de sustentar os gastos bilionários de uma guerra. E que o Brasil poderia se ver na constrangedora situação de apenas abrir o território para operações dos EUA contra a Venezuela.

PIPOCA 

O Cine Belas Artes anuncia nesta quinta (2) o nome de seu novo patrocinador, que permitirá que as salas sigam funcionando.

PIPOCA 2 

A Caixa Econômica Federal retirou o patrocínio do espaço em fevereiro. Na época, André Sturm, proprietário do cinema, disse que sem o apoio o cinema poderia fechar em dois meses.

NA BATUTA

O banqueiro Olavo Setubal Jr. e a sua mulher, Nádia, o presidente e a vice-presidente da Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), Sidnei e Claudia Epelman, e a empresária Sylvinha Tinoco foram ao concerto do projeto Ilumina com o pianista Paul Lewis, na Sala São Paulo, na terça (30). Os solistas Asbjorn Norgaard e Alexi Kenney participaram do espetáculo. 

DIREITOS 

“Não iremos abrir mão dos nossos direitos”, diz a atriz Gloria Pires sobre a decisão da Secretaria Especial de Cultura, subpasta do Ministério da Cidadania, de suspender a cobrança de direitos autorais no audiovisual.

RECURSOS 

A atriz é presidente da Associação de Gestão Coletiva de Artistas Intérpretes do Audiovisual do Brasil (Interartis Brasil). A entidade entrou com recursos contra a suspensão e estuda ir à Justiça caso não seja atendida.

EXPANSÃO 

“Cada vez mais o audiovisual está fazendo parte da vida das pessoas. Com seus usos se expandindo, é justo que os intérpretes participem dessa expansão”, completa a atriz. A secretaria diz que não vai se manifestar.

PROTESTO 

E o diretor geral da entidade, Victor Drummond, diz que cerca de 70 artistas, entre eles Carolina Ferraz, Eliane Giardini, Jorge Pontual e Sonia Braga, já encaminharam emails ao secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, Maurício Braga, protestando contra a decisão. 

MAR DE IDEIAS 

O Prêmio Oceanos, um dos principais troféus literários da língua portuguesa, bateu recorde de inscritos e de países participantes. 

MAR 2 

No total, foram 1.467 inscritos —ante 1.364 em 2018. Dez países estão representados —entre eles Brasil, Portugal e Moçambique. 

PALCO 

O projeto “História Viva do Teatro” pretende traçar um panorama sobre a história do teatro, com um recorte histórico da Antiguidade à Renascença, a partir de atividades formativas, vivências, instalações, palestras e apresentações de espetáculos. O evento ocorre de 21 de maio a 8 de junho, no Sesc Bom Retiro.

BEATS

A cantora Luedji Luna e o DJ Nyack realizaram evento de audição do EP “Mundo” no FFFront, em SP, na segunda (29). A deputada estadual Erica Malunguinho passou por lá. 

CURTO-CIRCUITO

A banda Melim encerra a série de shows em parceria com a Opus Promoções. Na quinta (2), no Teatro Bradesco.

Jacques Rodrigues realiza na quinta (2) almoço de lançamento da coleção Talento - Alta Joalheria.

A Globo promove na quinta (2) ação de doação de sangue para a estreia da 3ª temporada de  “Sob Pressão” em 89 cidades.

Soledad lança o CD “Revoada” em show no CCSP. Na quinta (2), às 21h.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Nascem duas estrelas
Next article » Além dos pais, professores são súditos no reinado das crianças