Declarações de assessor de Trump são 'estúpidas' e 'sem sentido', diz Coreia do Norte

Na segunda crítica a uma alta autoridade americana em menos de uma semana, o regime norte-coreano classificou neste sábado (20) como "estúpidas" e "sem sentido" as declarações do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, sobre a paralisia nas negociações nucleares entre os dois países.   

Na quinta (18), o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, já tinha sido chamado de "insensato" por Pyongyang, que reivindicou seu afastamento das negociações e pediu que Washington fosse representado por alguém mais maduro.

A declaração foi dada horas após a Coreia do Norte anunciar que tinha realizado seu primeiro teste de armas desde que as negociações nucleares foram interrompidas.

As divergências entre Pyongyang e Washington aumentaram desde a cúpula que o ditador Kim Jong-un e o presidente Donald Trump tiveram em fevereiro no Vietnã —e que terminou sem acordo.

Em uma entrevista para a Bloomberg publicada na quarta (17), Bolton afirmou que a realização de uma terceira cúpula entre os dois líderes dependeria de "uma indicação verdadeira da Coreia do Norte de que tomou a decisão estratégica de abandonar as armas nucleares".

A afirmação irritou Pyongyang, que respondeu neste sábado através da vice-ministra de Relações Exteriores,  Choe Son-hui. "Bolton se mostrou sem sentido", afirmou ela à KCNA, a agência estatal de noticias da Coreia do Norte 

"As observações de Bolton me fazem pensar se elas surgiram da incompreensão das intenções dos dois líderes [Trump e Kim] ou se estava apenas tentando falar com certo senso de humor", disse ela. "Considerando tudo, suas palavras não tem graça e me parecem incômodas e estúpidas". 

Choe disse ainda que as declarações do americano ameaçam a continuidade das negociações. "Nada de bom vai acabar acontecendo, se esses comentários continuarem", finalizou ela. 

Source Link

« Previous article Times de Cuca e Carille são rigorosos ao marcar e modestos no ataque
Next article » De olho em passageiro de negócios, Delta reduz inclinação da poltrona