Congresso discute criar CPI para investigar ataques virtuais ao parlamento

O Congresso discute a criação de uma nova CPI de crimes cibernéticos que, a exemplo do inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal), investigaria, entre outras coisas, ataques tanto ao tribunal quanto ao parlamento.

MESMO BARCO 

A ideia é que a comissão, se vingar, seja mista, com deputados e senadores.

MESMO BARCO 2 

Os parlamentares, alinhados com magistrados do STF, argumentam que haveria no Brasil um ataque planejado e sistemático às instituições. Ele precisaria ser investigado e contido.

TALHER 

E um grupo de advogados está organizando um jantar, em maio, em desagravo ao presidente do STF, Dias Toffoli. 

TALHER 2 

O encontro está sendo organizado pelo tributarista Marco Aurélio de Carvalho e pelos criminalistas Alberto Toron e Roberto Podval, além do jurista Lenio Streck.

O FIM 

Antes disso, eles vão lançar um manifesto que afirma que o STF vem sendo vítima de ataques e injúrias que tentam “intimidar” ministros do STF e também do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Por trás deles estariam concepções que “flertam, de forma escancarada, com o fascismo”.

ESCUDO 

A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) também lançará manifesto conclamando à defesa “intransigente da democracia” e do STF.

O DOBRO 

O ex-presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, deve depor na CPI que investiga os investimentos feitos pelo banco. Com a subida das ações da JBS, ele vai dizer que o banco, se as vendesse, teria ganho de cerca de 100% sobre o capital.

PENTE FINO 

Rabello de Castro lançou, em 2017, o chamado Livro Verde, uma espécie de auditoria dos investimentos do banco.

AGENDA 

O calendário turístico de SP ganhou a Festa do Pimentão de Itápolis, o Encontro Paulista de Hip-Hop e o Passeio Turístico da Revolução de 1932 de Mogi Mirim. 

CHEIA 

As datas foram oficializadas em projetos de lei sancionados por João Doria.

 

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

As cantoras Ana Cañas (à esq.) e Tulipa Ruiz foram a um encontro de 11 mulheres para debater a participação feminina na música; o evento foi promovido pela União Brasileira dos Compositores, que afirma ter 30 mil associados, dos quais só 14% são mulheres Cristina Granato

CARIMBO 

O presidente Jair Bolsonaro deve assinar nesta semana a chamada MP da liberdade econômica. 

CARIMBO 2 

O objetivo do Ministério da Economia é desburocratizar e diminuir os custos de atividades chamadas de baixo risco em propriedade privada, como padarias, tabacarias e pequenas lojas de departamentos.

CARIMBO 3 

Pelas novas regras, essas pequenas empresas de baixo risco não precisarão mais, por exemplo, de alvará de funcionamento nem de alvará sanitário.

FOCO 

Com isso, o Estado poderá se concentrar em fiscalizar empresas de alto risco.

TIROS 

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de SP entrega na quinta (25) à Defensoria Pública de SP laudos periciais dos adolescentes feridos no massacre de Suzano.

SEM 

O presidente da Câmara Municipal de SP, Eduardo Tuma (PSDB), aboliu o uso de placas pretas pelos veículos usados por vereadores da capital. 

MORDOMIA 

O Conselho Nacional de Trânsito libera placas especiais para os chefes do legislativos municipal. Outros vereadores, porém, também usavam o benefício. Como elas escondem a placa original do veículo, é possível burlar multas. 

MENTIRA 

O ator Carlos Vereza diz que é falsa a acusação de que a Globo estaria boicotando o filme “O Trampo”, dirigido e produzido por ele. “A Globo jamais me censurou. Fizeram isso para criar uma discórdia”, afirma. 

ANÔNIMO 

Nas redes sociais, circula uma publicação que afirma que o longa estaria sendo boicotado porque Vereza declarou voto em Bolsonaro. “Um anônimo criou isso para gerar ruído entre mim e a TV Globo.”

PÁSCOA MUSICAL

O governador João Doria, o prefeito Bruno Covas e o secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, foram ao concerto em homenagem ao ex-governador Mário Covas na Sala São Paulo, no domingo (21). O diretor artístico da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski, a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, e seu marido, Bernardo, também estiveram lá, assim como o museólogo Fábio Magalhães e o diretor do Museu Afro Brasil, Emanoel Araújo.

CURTO-CIRCUITO

O ministro do STF Luiz Fux abre um seminário do Sindifisco sobre a reforma da Previdência. Nesta terça (23), em Brasília.

O filósofo Gilles Lipovetsky debate sobre cultura e educação no Sesc 24 de Maio. 

O humorista Fabio Porchat participa do projeto The Live Show, apresentado por Rafael Cortez na internet.

A Casa do Saber faz nesta terça (23) debate sobre militares e política com Pedro Paulo de Sena Madureira. Às 20h. 

A Record lança a novela “Jezabel”. Hoje, em São Paulo. 

A Câmara Portuguesa promove evento para debater investimentos em Portugal. Nesta terça (23), às 9h, em sua sede, em São Paulo. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article China proíbe videojogos que exibam sangue e todos os jogos de azar
Next article » O flagrante