Clássicos do Paulista somem da TV aberta e migram para o pay-per-view

Ver um clássico do Paulista na TV aberta virou algo raro. Até agora, apenas uma partida entre dois dos quatro maiores times do estado foi exibida pela TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio. O que indica uma tendência de concentração da transmissão dos jogos desses times no pay-per-view.

O número de partidas dos quatro principais clubes do estado transmitidas com exclusividade por esse sistema cresceu 45% em relação ao ano passado (de 13 para 18), considerando as primeiras oito rodadas da competição –equivalente a dois terços da primeira fase do Paulista. O levantamento foi feito com informações do site da Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora do torneio.

O único clássico exibido na TV aberta em 2019 foi a vitória santista por 2 a 0 sobre o São Paulo, pela terceira rodada.

Já o dérbi entre Palmeiras e Corinthians, vencido pelos corintianos por 1 a 0, e a vitória do time alvinegro sobre o São Paulo por 2 a 1 foram exclusivos do pay-per-view. O mesmo aconteceu com o empate entre palmeirenses e santistas do último sábado (23).

 

Ao fim da oitava rodada do Estadual do ano passado, 3 clássicos haviam sido realizados, 2 com transmissão da TV Globo (Palmeiras x Santos e São Paulo x Santos) e 1 exclusivo do pay-per-view (Corinthians x São Paulo).

A mensalidade do serviço de pay-per-view varia de R$ 79 a R$ 109, dependendo do pacote e da operadora de TV por assinatura, e inclui também jogos das Séries A e B do Brasileiro e os principais estaduais do país. A Globo não revela o número de assinantes.

Em contato com a reportagem, o Grupo Globo afirmou que “é importante haver um equilíbrio entre as diversas janelas, de modo que todas atendam seu mercado e público, permitindo inclusive maiores receitas aos clubes”.

Palmeiras e Santos são os times com mais jogos exclusivos no pay-per-view, com 6 cada um. Eles tiveram apenas 1 jogo transmitido em TV aberta e 1 em TV fechada neste ano.

No caso do Santos, o único jogo exibido pela TV Globo foi o clássico contra o São Paulo, vencido pelo time da Vila Belmiro. No do Palmeiras, foi o empate com a Ferroviária.

Nas primeiras 8 rodadas do ano passado, os torcedores palmeirenses puderam acompanhar a equipe em 3 oportunidades na TV aberta, outras 3 partidas foram transmitidas apenas no pay-per-view e mais 2 na TV fechada. 

O clube não quis se pronunciar sobre o assunto. A diretoria do time alviverde e o Grupo Globo estão desde o ano passado em um impasse nas negociações para transmissão do Campeonato Brasileiro em TV aberta e pay-per-view.

O Palmeiras, assim como o Santos, fechou com Esporte Interativo para ter suas partidas exibidas na TV fechada. O clube alviverde, porém, não aceita um redutor no valor do contrato de pay-per-view e TV aberta, imposto pela Globo após o acerto dos times com seu concorrente.

Em nota, a Globo afirmou que na quarta (27) exibirá a partida do Palmeiras contra o Ituano, com isso “o Palmeiras terá dois jogos exibidos na TV aberta, mesmo número do Corinthians e apenas um a menos que o São Paulo”.

O grupo também informou que há previsão de transmitir na TV aberta três jogos do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores –o clube é o único do estado no torneio.

“É importante lembrar que o calendário de jogos pode limitar as escolhas (nem sempre todos os times entram em campo às quartas e domingos, dias de transmissões da Globo) e que não houve transmissão na TV aberta de duas rodadas do Paulista (a segunda e a quarta)”, diz a emissora

Procurada pela Folha, a FPF afirmou que “as datas e horários dos jogos são acordados entre FPF, clubes e Globo”.

O Santos teve redução idêntica ao Palmeiras no número de partidas exibidas comparado ao ano passado. Até o final da oitava rodada, a equipe da Vila Belmiro teve apenas um jogo exibido pela Globo. No ano passado haviam sido três.

As transmissões exclusivas pelo Premiere (canal de pay-per-view do Grupo Globo) do time subiram de 3 para 6.

Assim como na edição do ano passado, o São Paulo é a equipe com mais jogos transmitidos em TV aberta pela Globo nas oito rodadas iniciais do Estadual. No entanto, essa quantidade caiu de 4 para 3.

O Corinthians manteve durante o mesmo período, neste ano e no anterior, a quantia de cinco aparições com exclusividade para assinantes de pay-per-view, além de duas na TV aberta e uma na fechada.

Íntegra da nota da Globo

Como detentora de direitos da competição, a Globo entra em acordo com as Federações sobre a tabela do campeonato, incluindo dias e horários das partidas que serão transmitidas nas diferentes plataformas. É importante haver um equilíbrio entre as diversas janelas, de modo que todas atendam seu mercado e público, permitindo inclusive maiores receitas aos clubes. Sobre a transmissão de jogos do Paulista 2019, nas nove primeiras rodadas (transmissões já realizadas ou confirmadas), o Palmeiras terá dois jogos exibidos na TV aberta, mesmo número do Corinthians e apenas um a menos que o São Paulo. Também há previsão de transmitir na TV aberta três jogos do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores. É importante lembrar que o calendário de jogos pode limitar as escolhas (nem sempre todos os times entram em campo às quartas e domingos, dias de transmissões da Globo) e que não houve transmissão na TV aberta de duas rodadas do Paulista de 2019 (a segunda e a quarta).

Veja o que a Folha já publicou sobre os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro

Source Link

« Previous article 'Não há comida' nos quartéis venezuelanos, diz sargento desertor
Next article » Por que estudantes brasileiros não fazem greve pelo clima?