Brilho dos goleiros oculta fraqueza dos batedores de Croácia e Dinamarca

Os goleiros Subacic e Schmeichel foram as estrelas do confronto que deu à Croácia a vaga em cima da Dinamarca. Ainda assim ficou um certo gosto amargo.

Dos dez pênaltis cobrados –um no jogo, nove no desempate–, seis foram defendidos. Não é que alguns foram para fora ou na trave, seis foram defendidos mesmo. Parece espetacular, só que não é.

É que dessas seis defesas, quatro foram após erros que estão em qualquer manual de como não fazer cobranças.

Dois jogadores da Dinamarca bateram à meia altura, ambos do lado direito de Subasic. Em relação à altura, a bola na metade é a mais fácil para os goleiros. Não precisa ir ao quase impossível ângulo, nem demora tanto quanto para pular no chão.

Mas o mais impressionante é o número de penâltis chutados rasteiros no meio do gol. Chutar ali é o único modo de dar ao goleiro duas chances de defender: se ele não pular e se ele pular e usar os pés.

E ainda assim, houve três cobranças, 30%. Duas foram defendidas com os pés, uma para cada lado. Na outra, de Modric, a bola passou a uma distância imperceptível das chuteiras de Schmeichel. Se tivesse tocado, possivelmente a Dinamarca estaria comemorando. E Modric, que já havia perdido uma cobrança durante a partida, seria o vilão da noite.

Todas aquelas bolas, se tivessem sido chutadas no meio, mas a 1 m de altura, teriam entrado. Quase todos os jogadores têm experiência internacional, estão muito longe de serem amadores e ainda assim tomaram a pior decisão. Não dá para entender.

Os jogadores chamam essa escolha de “bola de segurança” –não porque o seja, pois é o local menos seguro. Chutam dessa maneira os jogadores que estão inseguros em mandar no canto ou alto. Para não arriscar chutar para fora, mandam no ponto mais distante das três traves –e o mais próximo dos pés do goleiro.

Nos anos 80, se dizia que era o chute dos medrosos.

A Dinamarca perdeu seus três pênaltis chutando à meia altura ou rasteiro no meio. Isso explica porque a Croácia é que vai seguir adiante. E porque Schmeichel deve estar tão frustrado.

 

Source link

« Previous article Multa de R$ 50 mi faz Argentina torcer por renúncia de Sampaoli após queda
Next article » Acusado de assédio, bailarino brasileiro Marcelo Gomes retorna aos palcos