Avanço das apurações da Operação Câmbio, Desligo alarma bancos e casas de câmbio

Siga o dinheiro O avanço das investigações da Operação Câmbio, Desligo e os sinais de que parte dos 33 doleiros presos tem manifestado intenção de colaborar com os procuradores preocupam o mercado, especialmente representantes de bancos e casas de câmbio. Em linhas gerais, os investigadores atuam para desvendar dois mistérios: quem eram os destinatários dos valores que trafegaram ilegalmente por mais de 3.000 contas e como as instituições financeiras não perceberam as manobras.

X da questão No que diz respeito à atuação dos operadores de instituições financeiras, o essencial para a força-tarefa que toca as apurações no Rio é entender se houve falha no compliance dessas empresas ou se elas fizeram vista grossa.

Mando eu A decisão de Sergio Moro de impor tornozeleira eletrônica a José Dirceu irritou ministros do Supremo. Magistrados da Segunda Turma da corte se sentiram confrontados pelo juiz da Lava Jato. Um deles disse que o curitibano extrapolou. Dias Toffoli cassou a ordem de Moro nesta segunda (2).

Cofrinho O ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot recebeu R$ 73.435,21 de verbas indenizatórias em dezembro de 2017, quando já havia saído do comando do Ministério Público Federal. O valor corresponde ao pagamento de 66 dias de licença-prêmio.

Dá e sobra Janot havia acumulado o equivalente a nove meses de folgas em licença-prêmio –tem, portanto, mais a receber. Procuradores têm direito a três meses de licença a cada cinco anos no MPF.

Um fio Ex-presidente do STF, Sepúlveda Pertence disse a colegas no fim de semana que, por ele, já estaria fora da defesa do ex-presidente Lula. Segundo relatos, só permanecerá na banca se for conquistado pelo que chamou de “charme e simpatia” do petista.

No aguardo Lula e seu advogado devem se encontrar na sexta (6) ou na próxima semana.

Jogo duro Dirigentes do PT admitem que está difícil fechar aliança nacional com o PSB, mas ainda tentam conter a ala pernambucana que quer colocar a campanha de Marília Arraes (PT-PE) na rua para rivalizar com a do governador Paulo Câmara (PSB-PE), elevando a pressão.

Sem vácuo Enquanto a articulação do PT patina, Ciro Gomes, o presidenciável do PDT, programa novo aceno ao PSB. Ele encontra nesta semana o presidente da sigla, Carlos Siqueira (PSB-PE). E a cúpula do DEM já não esconde a preferência pelo pedetista.

Indigesto O coordenador político de Alckmin, Marconi Perillo, se tornou alvo de alas do DEM, especialmente porque rivalizou por anos com o partido em seu estado, Goiás. “Ainda bem que no jantar de quarta (4) não vamos servir pequi”, brincou Rodrigo Maia (DEM-RJ). Neste dia, a sigla fará a última conversa com o tucanato.

Logo ali O DEM quer acelerar um pouco a tomada de decisão sobre o rumo a seguir na corrida presidencial. Agora, dirigentes da sigla dizem que o ideal é anunciar o escolhido entre 15 e 16 de julho.

Sem chance O gesto de Perillo ao MDB repercutiu mal na pré-campanha de Henrique Meirelles, o nome da sigla para o Planalto. No QG do ex-ministro da Fazenda a resposta à insinuação de que ele seria um bom companheiro de chapa para os tucanos veio em tom de ironia.

Próximo “Vamos oferecer a vice para João Doria (PSDB-SP)”, disse um colaborador de Meirelles. Doria é pré-candidato ao governo de SP, mas o imobilismo de Alckmin nas pesquisas alimenta especulações sobre uma troca.

Solução caseira No PT, ganha força a ideia de inscrever o ex-chanceler Celso Amorim como vice na chapa de Lula, caso o partido não feche nenhuma aliança.

Solução caseira 2 A ideia, porém, não é a de que ele assuma o posto de presidenciável. Fernando Haddad e Jaques Wagner continuam favoritos no quesito plano B.

TIROTEIO

Para quê? Para não se julgar nada? Se com 11 já não há conciliação de celeridade e conteúdo, o que teremos com 21?

Do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, sobre a proposta de Jair Bolsonaro (PSL) de ampliar o número de ministros do Supremo

 

 

Source link

« Previous article Nelson Rodrigues vive
Next article » 'Deadline' apresenta visão desencantada e cômica do empoderamento feminino