A era do futecbol e os idiotas da subjetividade

“A tendência, pois é inútil lutar contra o avanço implacável da tecnologia, é que o futebol como ele é esteja morto. Será outro esporte, tremendamente influenciado pelo mundo tec, e que pode ser rebatizado. Futecbol. Muito em breve, viveremos a era do futecbol.”

Desse modo encerrei post publicado em 11 de março de 2016 – dois anos e três meses atrás –no qual comentava a decisão das autoridades do futebol de realizar testes para ampliar o uso da tecnologia no futebol.

Era o silencioso nascimento do VAR (video assistant referee, árbitro assistente de vídeo), o grande personagem da Copa do Mundo da Rússia, que dá início neste sábado (30) à etapa de mata-matas.

Para mim não é nenhuma surpresa o protagonismo do VAR. Participei seis dias antes do início do Mundial do programa Fale, Blogueiro, da Folha, e fui assertivo: “Anote: o VAR vai roubar a cena”.

Roubou, e como. Não é necessário expor todas as jogadas que, mesmo com o VAR – a aclamada solução para os erros crassos, o “paladino da justiça” – operacional, houve claríssima injustiça.

Cito apenas duas, nenhuma lesiva ao Brasil, para não parecer patriotada.

O zagueiro alemão Boateng (17) no lance em que empurrou claramente o sueco Berg, em partida em Sochi (Michael Dalder – 23.jun.2018/Reuters)

Alemanha x Suécia, 0 a 0. O sueco Berg, em um contra-ataque, entra na grande área, cara a cara com o goleiro, e Boateng o empurra escandalosamente.

Pênalti com P maiúsculo, que deveria resultar na expulsão do alemão, pois era o chamado “último homem” da defesa e impediu a finalização.

Cadê o VAR? Placar final: Alemanha 2 x 1 Suécia.

Sérvia x Suíça, 1 a 1. O sérvio Mitrovic, em um cruzamento na área suíça, é agarrado e derrubado não por um, mas por dois rivais.

Mais pênalti que isso, impossível. Só se o atacante fosse espancado.

Cadê o VAR? Placar final: Suíça 2 x 1 Sérvia.

Eis as palavras de um revoltado (com razão) Savo Milosevic, vice-presidente da federação sérvia, após a partida:

“Entendo que o juiz não viu [a falta], mas é para isso que existe o VAR. O que aqueles caras estão fazendo lá em cima? Precisamos de mais quatro homens lá, precisamos de cem pessoas operando o VAR para enxergar uma coisa que todos conseguem ver perfeitamente?”.

Dois adversários agarram o sérvio Mitrovic, na área da Suíça, em jogo em Kaliningrado; nada foi marcado (Patrick Hertzog – 22.jun.2018/AFP)

Para entendimento do leitor, os árbitros assistentes de vídeo são quatro a cada jogo (um chefe e três auxiliares), e o “lá em cima” mencionado por Milosevic é a sala da videoarbitragem, que durante a Copa do Mundo não fica em cada estádio, mas em uma central de vídeo em Moscou, a capital russa.

Ressalto: o VAR tem tido vários acertos, porém são os erros que ficam. O erros chamam mais a atenção que os acertos, especialmente se clamorosos. Desmoralizam.

O VAR tem a missão de interferir em lances capitais, alertando o juiz, dizendo-lhe explicitamente, por exemplo: “A conclusão, pelas imagens, é de falta. Olhe o replay, em determinado ângulo”.

Se o árbitro de campo, alertado, não quiser ir até o monitor, aí é imperioso que explique a razão. Se decidir ir e mesmo assim não enxergar o óbvio, aí que seja enviado para uma reciclagem.

Leia também: Em três atos, videoarbitragem rouba a cena em jogo do Brasil

Leia também: Videoarbitragem anula gol marcado e marca gol anulado

Leia também: Para dar certo, videoarbitragem terá de parar jogo a cada lance de pênalti

A justificativa dos defensores do VAR será eternamente a mesma: a subjetividade. O que é claro na visão de um, não é na visão de outro.

Está errado. Um empurrão não é subjetivo. Dois jogadores derrubarem outro não é interpretativo. É falta, e indecorosa. Basta ter olhos para ver no replay.

A verdade é que a tecnologia, levando a tiracolo a desculpa da subjetividade para amainar sua imperfeição, dominou o futebol, e mais rápido do que eu imaginava.

Aquele “muito em breve”, do início deste texto, é agora.

Muita gente não se deu conta, mas o esporte já mudou de nome, basta oficializar.

Estamos na era do futecbol. E com um agravante: nas mãos de idiotas da subjetividade.

Leia também: Videoarbitragem pifa na final do Campeonato Australiano

Leia também: O VAR está sempre atrasado no lance

Leia também: Perguntas e respostas sobre o árbitro de vídeo

Source link

« Previous article Fila por doutorado na Universidade de Coimbra irrita alunos brasileiros
Next article » Em cúpula com Putin, Trump dará mais do que receberá, segundo especialistas