Violinista que tocava na avenida Paulista é aprovada em universidade na cidade de Mozart

19/10/2018 08h00

As mos firmes de Nathalia Oliveira, 22, encaixam o violino entre o queixo e o ombro. Os cabelos escuros e cacheados ficam presos em um coque. Afinal, os fios no podem atrapalhar o vaivm preciso do arco sobre as cordas.

Entre uma nota e outra, poucos dias antes de ingressar na Universidade Mozarteum, em Salzburg, na ustria, ela revela o entusiasmo de quem vai estudar na cidade natal do compositor Wolfgang Mozart.

"A Mozarteum est entre as melhores escolas de violino do mundo", empolga-se a estudante que integrou por trs anos a Orquestra Jovem do Estado.

Moradora de Itaquera, na zona leste de So Paulo, Nathalia comeou a estudar msica aos seis anos. "Lembro que vi um violino em um desenho animado e fiquei encantada com o instrumento."

A menina insistiu que queria aprender a tocar, e sua me a matriculou na Emesp (Escola de Msica do Estado de So Paulo). Ela estudou l at os 17 anos, quando foi aprovada para o vestibular de msica, na Unesp.

A influncia artstica vem de famlia. Filha nica, ela assistia ao pai cantar e me a se apresentar com violoncelo na igreja. L, ela conheceu os irmos Leonardo e Joo Vitor Carneiro de Salles, que tocam violoncelo
e flauta transversal, respectivamente.

Em 2013, aos fins de semana, o trio saa do bairro na periferia paulistana e viajava de metr at a avenida Paulista, onde tocava na calada.

Msicos de rua, eles foram tema da reportagem "Acordes da ZL", publicada na Folha. "Era bem divertido. s vezes, a gente conseguia um bom dinheiro", lembra. "Mas tive que parar para estudar mais."

Leonardo, alis, embarca para Portugal no ms que vem. Ele vai dar incio ao bacharelado em msica na Universidade de Aveiro. "Fico muito feliz por ver que a nossa evoluo foi andando paralelamente at chegarmos aqui", diz o jovem de 22 anos.

226855-970x600-1.jpeg

Para quem, assim como os amigos, pretende seguir carreira na msica, Nathalia d uma dica: preciso ter muita dedicao. "Costumo dizer que ns, msicos, vivemos em um mundo paralelo. Minha rotina sou eu e meu instrumento. Geralmente, dentro de uma sala trancada", desabafa.

Quando terminou a graduao, Nathalia decidiu estudar no exterior. Para pr o projeto em prtica, ela buscou a orientao da professora e violinista Maria Fernanda Krug. A preparao durou dois anos.

Nesse perodo, estudava violino cinco horas por dia, alemo seis horas por semana e aprendeu a tocar piano. Em junho, viajou para Salzburg, onde fez os testes.

Aprovada, a violinista se deparou com outro desafio. "A universidade no d bolsa. A taxa anual de € 1.500, alm dos gastos bsicos. Ento pedi ajuda ao Paulo Zuben, que o diretor da Emesp."

Nathalia foi apresentada ao maestro Joo Carlos Martins. "Fiquei to impressionado ao ouvi-la tocar, que a convidei para fazer uma demonstrao na pea 'Concerto para Joo', no Teatro da Faap, e para se apresentar sob a minha regncia, no Theatro Municipal", conta.

O msico a apoiou a criar uma vaquinha virtual. Em 50 dias, conseguiu arrecadar R$ 70 mil, o necessrio para o primeiro dos quatro anos de bacharelado. A estudante comeou o curso no ms passado.

Os planos para o futuro incluem voltar a So Paulo e, quem sabe, poder ajudar outros jovens com as mesmas aspiraes que as dela. "Acho importante agregar conhecimento para o seu pas. A conquista de qualquer brasileiro, no s dele. uma conquista para a sociedade."

*

ONDE ESTUDAR MSICA DE GRAA

Emesp - Escola de Msica do Estado de SP
Oferece cursos livres, de especializao e de formao em msica popular (como viola caipira e bateria) e erudita (como violino e piano)

Largo General Osrio, 147, Luz, tel. 3585-9888; emesp.org.br

Escola Municipal de Msica de So Paulo
Ligada ao ncleo de formao da Fundao Theatro Municipal, a escola oferece aulas de histria da msica, canto e de instrumentos

Av. So Joo, 281, Centro, tel. 4571-0401; theatromunicipal.org.br

Unesp - Universidade Estadual Paulista
O Instituto de Artes tem graduao em msica (licenciatura e bacharelado), com habilitao em canto, instrumento, regncia e composio

R. Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, tel. 3393-8530; unesp.br

TAGS

Source link

« Previous article Investigadores turcos fazem buscas em floresta por corpo de jornalista saudita
Next article » CAMS está em Lisboa para “decidir" os próximos 365 dias de previsão meteorológica