Viagem aos EUA consagra olavistas e preocupa ala militar

A visita de Jair Bolsonaro aos EUA disparou alguns alarmes na retaguarda da ala militar do governo. Ela estava devidamente representada no giro com seu expoente maior, o general Augusto Heleno, mas alguns sinais foram anotados em Brasília.

A saber, a desenvoltura da tropa de assalto olavista do governo nas relações exteriores: o chanceler Ernesto Araújo e suas duas sombras, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.

Como está decantado, não se bicam muito fardados de verde-oliva e os usuários do chapéu de caubói ideológico da marca Olavo de Carvalho —o trio supracitado à frente, embora recentemente o tiroteio tenha envolvido as alas em outra fortaleza do grupo, o Ministério da Educação do colombiano Vélez Rodríguez.

Assim, o filho do presidente sentadinho no Salão Oval no lugar do chanceler não chegou a surpreender, mas gerou murmúrios entre gente da ativa, ciosa das tais liturgias do cargo. Postagem posterior do deputado informou que o público pode ficar calmo, já que eles, Eduardo e Ernesto, formam "um só corpo".

Do jeito que vai, acabará nascendo uma teologia bolsonarista, com consubstanciação e tudo.

Para os militares, se a genuflexão do chanceler estiver contida em si, tanto faz. O problema é que a parte mais substancial da viagem de Bolsonaro girou em torno de assuntos que dizem respeito à área da defesa.

Não falo aqui do acordo de salvaguardas para o uso de Alcântara, uma boa medida há muito esperada. É particularmente ridículo ver a esquerda chiar como o Brasil fosse sediar uma base americana de mísseis intercontinentais e esquecer o danoso acordo promovido no governo Lula com a Ucrânia, que só torrou dinheiro.

Mas as conversinhas de coxia, com tons de segredo, sobre o que fazer com a ditadura de Nicolás Maduro são de especial preocupação. A tropa olavista já buscou maior agressividade no começo do governo, só para ser enquadrada pelos militares.

É de se supor que a presença de Heleno tenha moderado as coisas, mas isso não foi suficiente para acalmar os ânimos em casa. Militares da ativa passaram a terça discutindo se de fato o Brasil está pensando em fazer algo mais incisivo contra Maduro e especulando até ruptura no apoio que dão a Bolsonaro. É uma crise contratada.

O mesmo se pode dizer do status de aliado prioritário fora da Otan, dado pro Trump ao Brasil. Em si, pode ser uma excelente oportunidade de intercâmbio e até de ampliação de acesso ao mercado de defesa mais guloso do mundo.

Mau usado por gente dada a messianismos, pode levar a impropriedades diplomáticas —e o previsível, pelo menos até aqui, choque com o pragmatismo dos militares. Para desespero geral da nação, cada movimento do governo parece trazer intrínseca a abertura de novas trincheiras.

Enquanto isso, a reforma da Previdência está lá, pronta para ser destroçada numa Brasília cada vez mais indócil à arquitetura da destruição professada por Bolsonaro. Oremos, para combinar com o "Zeitgeist".

Source Link

« Previous article Redmi 7 starts global rollout from Ukraine
Next article » Flávio Bolsonaro cede poder no PSL do Rio para evitar queda no comando