Venezuela transfere contas da PDVSA para banco russo para escapar de sanções dos EUA

A PDVSA, a estatal petrolífera da Venezuela, está orientando seus clientes a depositarem os pagamentos em contas recém abertas pela empresa no banco russo Gazprombank, de acordo com a agência Reuters. Essa seria uma forma de escapar das sanções financeiras baixadas pelos Estados Unidos em 28 de janeiro, que impedem o acesso do ditador Nicolás Maduro à receita decorrente de exportações de petróleo. A Rússia apoia o regime de Maduro. 

Desde que as sanções foram adotadas, a  PDVSA vem pressionando seus sócios estrangeiros em joint-ventures na bacia do Orinoco a decidir formalmente se irão se manter nos projetos, de acordo com duas fontes ouvidas pela Reuters.

Entre os sócios estrangeiros estão a norueguesa Equinor ASA, a Chevron, baseada nos EUA, e a francesa Total. A PDVSA determinou que sua joint venture com a Equinor e a Total pare sua produção por causa da falta de nafta, combustível necessário para diluir o petróleo pesado, porque as sanções proíbem fornecedores de nafta de exportar para a Venezuela.

Source Link

« Previous article Busca por aliados indica cenário de obstáculos para Doria na Assembleia
Next article » Stress no trabalho e à noite o sono demora? Esta app quer ser o seu “adormecedor” de serviço