Venda de ações do governo em empresas gera reação no Congresso

O anúncio de que o TCU (Tribunal de Contas da União) deve autorizar o governo a vender as golden share, ações de classe especial que a União possui em empresas que foram privatizadas, já causa reação na Câmara dos Deputados.

O AVESSO 

O PT, segundo o deputado Paulo Teixeira, deve recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para questionar a eventual aprovação da autorização. Ela contrariaria, segundo ele, liminares concedidas pelo ministro Ricardo Lewandowski proibindo a venda de estatais sem autorização do Legislativo.

DO AVESSO 

“A associação entre Boeing e Embraer ancorada na extinção, ou ‘venda’, das golden share da União na empresa brasileira será uma aventura. Não terá segurança jurídica”, avança o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), referindo-se à compra da brasileira pela americana, anunciada na quinta (5).

TUDO CERTO 

Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu parecer da assessoria técnica do parlamento e concluiu que a venda das golden share não precisa ser autorizada pelo Congresso: elas são ações de empresas já privatizadas.

TEMPO AO TEMPO 

O ministro do TCU que relata o caso, José Múcio, diz que o assunto ainda está na unidade técnica da corte. “Evidentemente o posicionamento do ministro Lewandowski é um item a mais para analisarmos. É uma visão nova. Estamos estudando”, afirma.

POR ELAS 

A AGU (Advocacia Geral da União) apresentou ao STF a defesa da lei que obriga os partidos a reservarem 
pelo menos 30% de vagas para as mulheres.

POR ELES 

A norma é questionada em ação movida pelo PSC (Partido Social Cristão). A legenda alega que ela afrontaria o princípio da isonomia entre homens e mulheres.

POR DENTRO 

A AGU diz que é justamente o contrário: a lei prestigiaria a igualdade ao garantir um percentual mínimo de candidaturas de mulheres, que seriam tradicionalmente excluídas da esfera política.

 

RISO SOLTO

O filme “Uma Quase Dupla”, que tem Tatá Werneck, Cauã Reymond, Luciana Paes, Alejandro Cleveaux e Daniel Furlan no elenco, teve pré-estreia na quarta (4), no shopping Iguatemi. O longa é dirigido por Marcus Baldini.

PROFISSÃO REPÓRTER 

O Prêmio Petrobras de Jornalismo teve recorde de inscrições em sua quinta edição, que premiará peças veiculadas entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018. Foram mais de 2.000 reportagens inscritas em 14 categorias, as quais receberão prêmios que totalizam R$ 265 mil. Em 2017, foram 1.784. Os vencedores serão anunciados em novembro. 

PEDRA BRUTA 

O Conpresp, órgão municipal de patrimônio, recebeu em junho moradores de Perus, zona norte de SP, que reivindicam a instalação de um centro cultural em uma fábrica de concreto inativa da região. Na ocasião, ocorria a votação de um plano de conservação do bem tombado, encomendado pelo proprietário após denúncia do Ministério Público. O projeto foi aprovado.

TIRA MANCHAS 

O grupo afirmou que o local é usado hoje como terreno de paintball (combate com armas que disparam bolas de tinta) e que a Polícia Militar realiza treinamentos no espaço. Segundo eles, a prática seria uma violência dupla — física, por degradar o imóvel, e simbólica, pois representaria a violência policial supostamente sofrida pela comunidade do entorno.

CALMA, GENTE 

A conselheira Mariana Rolim, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da prefeitura, causou forte reação dos moradores ao afirmar que o órgão estava ciente do uso e considerou que ele não causava prejuízo ao bem. O conselho se comprometeu a visitar o local.

HORA LIVRE 

O Sesc Pinheiros vai sediar o 15º Congresso Mundial de Lazer, que discute estratégias para o acesso ao lazer, entre 28 de agosto e 1º de setembro. É a segunda vez que o evento ocorre em SP. Esta edição terá trabalhos de profissionais de 33 países.

TELAS POR ELAS

A atriz Zezé Motta foi homenageada na abertura do Festival Internacional de Mulheres no Cinema, no CineSesc, na quarta (4). A cineasta Elisa Bracher e a diretora da Ancine Débora Ivanov compareceram. O evento é organizado por Zita Carvalhosa.

CURTO-CIRCUITO

A festa Soul Brasileiro transmite o jogo entre Brasil e Bélgica seguido de show de Thiaguinho. Nesta sexta (6), no Jockey Club de São Paulo, a partir das 11h. 

A peça “Cabeças Trocadas” estreia nesta sexta (6), às 21h, na SP Escola de Teatro. 

Zé Ed, do bloco Tarado Ni Você, canta músicas de seu disco homônimo. Às 21h desta sexta (6), no Bona, em Pinheiros. 

Começa nesta sexta (6) o Risadaria, com shows de humor em 13 endereços da capital. 

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Source link

« Previous article Roubança, antes, durante e pós-Copa
Next article » De cinema a patinação no gelo, veja atrações para a criançada se divertir nas férias