USP repudia texto de professor que elogia ditadura e diz que LGBTs são 'aberração'

A Faculdade de Direito da USP decidiu reprovar publicamente as declarações de um de seus professores, Eduardo Lobo Gualazzi. Na segunda (25), ele distribuiu um texto aos alunos elogiando a ditadura militar e afirmando, entre outras coisas, que pobres são “minoria do submundo” e LGBTS, “aberração”, além de “tarados e taradas”.

REPÚDIO 

O diretor em exercício da faculdade, Celso Fernandes Campilongo, afirma que a USP “zela pela liberdade de cátedra e expressão” mas repudia “manifestações de discriminação, preconceito, incitação ao ódio e afronta aos Direitos Humanos”. 

TRADIÇÃO 

Num texto enviado à coluna, ele afirma ainda que a USP mantém a tradição “da promoção dos valores da igualdade e da cidadania”.

EM ORDEM 

E segue: “É dever dos docentes, em consonância com a ordem constitucional, enfrentar estereótipos de gênero, raça, cor, etnia, religião, origem, idade, situação econômica e cultural, orientação sexual e identidade de gênero (LGBT), dentre outras, jamais incentivá-los”.

RESPEITO 

Segundo Campilongo, “a liberdade de cátedra e expressão não pode se traduzir em abuso e desrespeito à diversidade”. Para ele, “o respeito a todos, maiorias ou minorias, é valor inegociável. Vozes que, eventualmente, fujam dessas diretrizes não representam o pensamento prevalecente na Faculdade de Direito e merecem veemente desaprovação”.

SILÊNCIO 

O professor Gualazzi não se manifestou sobre a polêmica gerada por suas afirmações depois que elas foram divulgadas pela coluna.

TIME 

Além de elogiar a ditadura no texto distribuído em sala de aula, Gualazzi fez questão de informar a seus alunos em quem votou em 2018.

TIME 2 

O professor votou em Jair Bolsonaro para presidente da República, Major Olympio para senador, Luiz Philippe de Orléans e Bragança para deputado federal e Paulo Skaf para governador de SP no primeiro turno. No segundo, cravou João Doria.

 

TELA GRANDE

A cantora Karina Buhr (à esq.) estreia como atriz no cinema com o filme “Bagdá - Cenas de uma Juventude”, da diretora Caru Alves de Souza (à dir.); a skatista Grace Orsato (ao centro) será a protagonista do longa, que começa a ser gravado em São Paulo no dia 14 de março e deverá ser lançado no primeiro semestre de 2020.

SINAL AMARELO 

A OAB estuda a possibilidade de entrar com ações na Justiça pedindo a condenação do ministro da Educação, Ricardo Vélez, por improbidade administrativa.

EU ME AMO 

Vélez enviou às escolas texto para ser lido pelos estudantes com a frase “Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos”, slogan da campanha de Jair Bolsonaro depois adotado como lema de governo.

PRAZO DE VALIDADE 

O recuo do ministro levantou dúvidas na entidade sobre que tipo de ação é cabível e se é o caso de levar o assunto adiante.

EM PÉ 

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pagamento de indenização por dano moral a um consumidor individual que ficou mais de duas horas na fila de um banco.

SENTADO 

A corte entendeu que, aberto um precedente, esse tipo de aborrecimento, salvo em situações excepcionais, faz parte do cotidiano e não pode, portanto, se tornar uma indústria de enriquecimento sem causa.

CASTIGO 

Por outro lado, o tribunal reconheceu que o serviço mal prestado tem que ser objeto de autuação das agências fiscalizadoras, que podem multar os estabelecimentos.

CURTIDAS 

O Ministério da Saúde vai lançar nesta quinta o vídeo da campanha de Carnaval no Twitter, Youtube, Facebook e Instagram oficiais. 

CURTIDAS 2 

O filme, que tem como protagonista o cantor Gabriel Diniz, do hit Jenifer, estará disponível nas redes um dia antes de sua divulgação em cadeia nacional de TV.

TROCA 

O ex-secretário de Cultura de SP André Sturm está entre os nomes apontados para substituir Mariana Ribas na direção da Ancine.

EM CARTAZ

Os atores Alexandre Nero, Andréia Horta e Gustavo Machado atuam no filme “Albatroz”, que teve pré-estreia na segunda (25), em São Paulo. A também atriz Paula Picarelli, o diretor Daniel Augusto e os roteiristas Carolina Kotscho e Bráulio Mantovani estiveram lá.

CURTO-CIRCUITO

O embaixador da China Yang Wanming e o vice-governador Rodrigo Garcia participam de café da manhã do LIDE China. Nesta quarta (27), no Four Seasons em SP.

Chris Carijó, do bar Negroni, em São Paulo, recebe nesta quarta (27), o bartender Renan Tarantino.

Ronaldo Veirano, sócio-fundador do Veirano Advogados, recebeu o Lifetime Achievement Award.

A pesquisadora de Harvard Joana D’Arc Félix participa do New Law Annual Meeting, em 27/3, em SP.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source Link

« Previous article Spotify now live in India in both premium and ad-supported versions
Next article » Condenado em caso de pedofilia, cardeal George Pell é detido na Austrália