Trump questiona por que Obama não agiu a respeito de suposta interferência russa

O presidente americano Donald Trump questionou neste sábado (14) por que o governo de seu antecessor,  Barack Obam, não tomou medidas a respeito das alegações de interferência russa na eleição presidencial dos EUA em 2016. 

Nesta sexta-feira (13),  o Departamento de Justiça dos Estados Unidos denunciou 12 agentes de inteligência russos, sob acusação de promoverem um ataque hacker aos computadores do partido Democrata e da campanha de Hillary Clinton durante as eleições.

 

"As histórias que você ouviu sobre os 12 russos ocorreram durante o governo Obama, não no governo Obama", escreveu Trump  no Twitter.

"Por que eles não fizeram algo sobre isso, especialmente quando foi relatado que o presidente Obama foi informado pelo FBI em setembro, antes das eleições?", prosseguiu o presidente.

Segundo a denúncia do Departamento de Justiça dos EUA, os 12 russos trabalhavam para o GRU, o departamento central de inteligência do governo de Vladimir Putin. O objetivo era interferir nas eleições americanas. 

Eles chegaram, sem sucesso, a tentar invadir os sistemas dos órgãos eleitorais que comandam a votação nos estados americanos. Em um deles, os russos conseguiram roubar nomes, endereços, data de nascimento e número de documento de 500 mil eleitores. 

O Departamento de Justiça, porém, destaca que não há notícia de que os crimes tenham alterado o resultado das eleições, tampouco de que algum cidadão americano tenha se envolvido ou soubesse da conspiração russa.

Trump, que está em viagem à Europa. Ele é um crítico da investigação do FBI, que chama de uma “caça às bruxas”.

Source link

« Previous article Às vésperas da final da Copa, França celebra Dia da Bastilha
Next article » Saia de suas cavernas mentais: como incluir a meditação na rotina