Trump diz que considera estabelecer base militar dos EUA na Polônia

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira (18) que está considerando pedido da Polônia para estabelecer uma presença militar americana permanente no país, afirmando que compartilha a preocupação dos poloneses sobre uma possível agressão russa. 

A Polônia pediu diversas vezes a criação de uma base americana permanente em seu território para conter a Rússia, se oferecendo para pagar US$ 2 bilhões (R$ 8,3 bilhões) no financiamento dessa base, segundo proposta do Ministério da Defesa polonês veiculada pela mídia local. Os EUA atualmente fazem rotação de suas tropas no país europeu. 

 

Em maio, a Rússia expressou preocupação com relatos dos pedidos poloneses, afirmando que uma expansão da Otan (aliança militar ocidental) para suas fronteiras poderia prejudicar a estabilidade da Europa.

Nesta terça, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, fez um apelo direto ao presidente americano e afirmou em uma entrevista coletiva que daria o nome de "Fort  Trump" à base. 

"Eu o convido a posicionar mais tropas miliares americanas na Polônia", disse Duda. "Creio firmemente que seja possível."

"Estou com o presidente, ele está certo", respondeu Trump.  "Ele pagaria os EUA, quer dizer, a Polônia pagar bilhões de dólares por uma base." 

Trump afirmou ainda estar considerando a adoção de um programa de isenção de vistos para a Polônia. 

A Polônia se juntou à Otan em 1999, ao lado de Hungria e República Tcheca. Desde então, o ex-estados comunistas, entre eles as ex-repúblicas bálticas, se somaram ao bloco apesar da oposição da Rússia. A Otan tem hoje 29 membros.

Source link

« Previous article Rebelião de presos termina com sete mortos no interior do Pará
Next article » Bike Unchained 2 traz a experiência das bicicletas de montanha para a palma da mão