Trump diz que Apple deveria produzir nos EUA e ações de fornecedores caem

 As ações dos fornecedores da Apple recuaram em toda a Ásia nesta segunda-feira (10), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter publicado uma mensagem no Twitter afirmando que a gigante de tecnologia deveria fabricar seus produtos nos EUA se pretende evitar as tarifas sobre importações chinesas.

O comentário de Trump surge após a Apple ter dito a autoridades comerciais norte-americanas na sexta-feira (7) que as tarifas propostas por Washington em uma guerra comercial crescente com a China afetariam os preços de uma "ampla gama" de itens da Apple, incluindo o Apple Watch.  A empresa não mencionou o iPhone.

As ações de fornecedoras da Apple baseadas na China, incluindo Luxshare Precision, Shenzhen Sunway Communication e Suzhou Dongshan Precision Manufacturing, caíram cerca de 10%.

Lens Technology, Universal Scientific Industrial Xangai e Suzhou Anjie Technology recuaram entre 6% e 8%.

Em Taiwan, a fabricante de lentes para câmeras Largan Precision cedeu quase 8%, enquanto a Foxconn, formalmente conhecida como Hon Hai Precision Industry, recuou 3,4% e a montadora Pegatron caiu quase 4%.

Já a taiwanesa ASE Technology Holding, que tem a Apple como um de seus principais clientes, perdeu 2,9%. 

Chien Bor-yi, analista da Cathay Futures Consultant, de Taipé, disse que a cadeia de fornecimento de componentes da Apple em Taiwan terá um grande impacto se os Estados Unidos aumentarem as tarifas sobre produtos importados da China.

"As pessoas têm preocupações sobre o mercado de ações. Não é um mercado vendedor, mas também não é um mercado comprador. Ninguém sabe o quão profundo é o poço", disse.

O setor de tecnologia é um dos maiores perdedores em potencial na lista tarifária de US$ 200 bilhões proposta por Washington sobre as importações chinesas, porque as tarifas tornariam as peças de computadores importadas mais caras.

Trump alertou na sexta-feira que está pronto para aplicar tarifas a praticamente todas as importações norte-americanas provenientes da China, ameaçando impor impostos sobre outros US$ 267 bilhões em bens.

A AAC Technologies, listada em Hong Kong, caiu mais de 5%. A empresa fornece componentes acústicos e tecnologia háptica —que permite aos usuários receber sensações táteis de uma interface —para produtos da Apple, como o iPhone, iPad e Apple Watch.

No Japão, Nissha caiu 0,4%, Japan Display recuou 0,7% e Sharp perdeu quase 1%.

"As pessoas estão em pânico hoje. Olhando para o futuro, o foco será como o mercado reage depois que a Apple lançar seus modelos mais recentes", disse Kevin Chung, analista da JihSun Securities Investment Consulting.

Source link

« Previous article Árbitro chamado de ladrão por Serena é um dos mais experientes do mundo
Next article » Touring Bird: a nova ferramenta da Google para um turismo livre de custos