Trump anuncia demissão de secretária de Segurança Nacional

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (7) que a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, uma das principais defensoras da política migratória do governo, deixará o cargo.

"A secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, deixará seu posto, e quero agradecer-lhe por seus serviços", postou Trump em sua conta no Twitter. Ele acrescentou que o comissário de Alfândega e Proteção Fronteiriça, Kevin McAleenan, atuará como secretário interino.

Nielsen ingressou no governo Trump em janeiro de 2017 como assistente do primeiro secretário de Segurança Nacional da administração republicana, John Kelly.

Quando Kelly foi para a Casa Branca como chefe de gabinete, em julho daquele ano, Nielsen o acompanhou como sua vice, mas voltou como titular da secretaria de Segurança Nacional poucos meses depois.

No cargo, ela se tornou a face da política anti-imigração de Trump e ficou conhecida por defender a controversa decisão de separar pais e filhos imigrantes. Nielsen era constantemente hostilizada por manifestantes contrários à medida.

A relação entre Nielsen e o presidente sempre foi conflituosa, com queixas constantes do presidente sore o desempenho da secretária. Ela, no entanto, sempre se manteve leal. 

Quando o presidente declarou emergência nacional para assegurar o financiamento da construção do muro entre Estados Unidos e México, no mês passado, ela defendeu a medida.

A demissão da secretária se soma à longa lista de defecções nos pouco mais de dois anos de governo Trump, que tem sido marcado pela alta rotatividade no alto escalão.

Source Link

« Previous article São Paulo supera traumas para fazer primeira final desde 2012
Next article » Week 14 in review: First Nokia with punch hole screen, Oppo Reno, Galaxy A90