Torta de maçã tradicional leva dois tipos da fruta, pouco açúcar e tem massa crocante

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Todos concordam que Dia das Mães, celebrado na próxima semana, merece uma guloseima especial. Foi pensando na data que escolhi para a coluna de hoje uma das sobremesas mais adoradas (não só pela minha própria mãe) do mundo todo. 

Tortas de maçã não são apenas gostosas, elas são confortáveis, com um sabor que abraça, preenche e alegra. Quando bem feitas, derretem na boca, misturando a crocância da massa amanteigada com o doce levemente ácido e condimentado do recheio de fruta. Acompanhamentos de creme chantilly batido ou sorvete de baunilha ficam perfeitos.

A massa é simples de fazer, mas há, sim, truques. O principal é tentar manter as mãos frias na hora de transformar a manteiga e a farinha na farofa fundamental desta receita. O calor pode derreter a gordura mais do que o esperado e isso tem influência no resultado final.

Um misturador para massa de torta manual, chamados de "pastry blenders", em inglês, pode ajudar muito nessa tarefa, já que impede o contato das mãos com os ingredientes durante boa parte do processo. Outra dica pode ser, colocar as mãos em água com gelo. Seque bem antes de usar os dedos e vá repetindo o processo conforme achar que estão esquentando.

Especifico na receita uma quantidade de água para unir farinha e manteiga, porém, é importante adicioná-la aos poucos. Ingredientes, como sempre repito por aqui, diferem bastante entre os fabricantes. Dessa maneira, pode ser que a mistura de farinha e manteiga usada pelo leitor em sua casa necessite de mais ou menos água do que a que eu uso normalmente.

Confie no seu discernimento, siga os passos e tudo ficará bem! Essa massa é também bastante versátil. É possível, por exemplo, substituir os recheios sem perdas. Banana e figos são frutas que poderiam ser usadas aqui. 

Sobre o forno, fique atento ao seu. Se achar que a torta já está muito dourada, mas o recheio permanece cru, cubra o doce com papel-alumínio até que as maçãs cozinhem. Depois tire e deixei acabar de dourar normalmente.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!

TORTA DE MAÇÃ TRADICIONAL

Dificuldade Médio
Rendimento 8 porções

Ingredientes

Para a massa
350 g de farinha de trigo
245g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1/4 xícara (chá) de água gelada 
1 gema de ovo para pincelar
Para o recheio
4 maçãs verdes
4 maçãs red

Suco de um limão
3/4 xícara (chá) de açúcar demerara
3 colheres (sopa) de maisena
1 colher (sopa) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada
1/2 xícara (chá) de uvas passas
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

colunas-juliana_ventura-135x135.jpg

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Source Link

« Previous article Asus Zenfone 6 apresenta um ecrã livre de “bezels” e “notchs”. Terá câmara deslizante?
Next article » Natura investirá em marcas na Europa e EUA por meio de fundos de investimento