Tiger Woods renasce e vence o Masters de golfe após 11 anos

Tiger Woods, 43, voltou a vencer o Masters, em Augusta (EUA), neste domingo (14), onze anos após a sua última vitória na competição. O torneio é um dos quatro principais do esporte, os chamados Majors do golfe. Woods o venceu cinco vezes, a primeira em 1997.

Entre as conquistas de 2008 e a de 2019 Woods viveu escândalos, perda de patrocinadores, lesões e cirurgias. Foi a primeira vez na história que um golfista repetiu uma conquista depois de tanto tempo —11 anos—tempo   entre os dois títulos.

Woods terminou o Masters de 2019 com -13. Superou os Dustin Johnson, Xander Schauffele e Brooks Koepka, todos com -12. 

No auge, Woods foi o atleta mais bem pago do mundo. Em 2009, por exemplo a revista "Forbes" afirmou que ele recebeu mais de R$ 1 bilhão em premiações e acordos de patrocínio naquela temporada.

Quando estava no topo, o agora 15 vezes campeão de Majors viveu a maior crise de sua carreira. Em 2009, ele se envolveu em um escândalo antes de se separar de sua então mulher, a sueca Elin Nordegren, com quem manteve casamento por seis anos.

O rompimento se deu após casos de adultério do esportista, que vieram à tona após acidente de Woods em 27 de novembro de 2009. Ele bateu em um hidrante e em uma árvore após discutir com Elin, sua esposa na época.

Depois de o caso estourar, diversas outras mulheres afirmaram ter mantido relações sexuais com o astro, que reconheceu ser "viciado em sexo".

Na esteira dos acontecimentos, ele perdeu patrocínios da Gillette, Gatorade, AT&T e Accenture. Durante alguns meses, ele se absteve de jogar e se submeteu a tratamento em clínica para dependentes de sexo. No período mais agudo da crise, a ex-mulher do atleta chegou a proibi-lo de ver os filhos no Natal.

Em 2010, um ano após o escândalo, ele perdeu a primeira posição no ranking mundial de golfe, que ele liderava havia cinco anos. Na época, foi ultrapassado por Lee Weswood. O ranking atual tem Justin Rose, da Inglaterra, como primeiro colocado. Woods está na 13ª posição. 

Os anos que seguiram à separação foram conturbados para o golfista dos EUA. Teve problemas de lesão e deixou de disputar provas para se dedicar a tratamentos psicológicos. 

Em 2018, voltou a vencer competições e disputou 18 abertos do PGA Tour, na sua melhor temporada desde 2012. Em setembro do ano passado, encerrou um jejum de cinco anos ao conquistar o Tour Championship em Atlanta, nos EUA. O seu último triunfo até então havia sido em agosto de 2013. 

Neste domingo (14), Woods se disse impressionado com o título. "Ser campeão agora, 22 anos após meu primeiro título aqui parece irreal para mim. O de hoje, foi um dos mais difíceis que eu já tive que vencer”, afirmou após a conquista.

A primeira pessoa que o campeão abraçou depois da confirmação do título foi Charlie, seu filho. Estavam lá também Kultida, a mãe de Woods, e Sam, sua filha.
 
"Ter meus filhos aqui é um círculo completo", disse ele. "Meu pai estava aqui em 97 e agora sou pai com dois filhos lá."

Enquanto caminhava para assinar seu cartão, uma dúzia de ex-estrelas do jogo esperavam abraçá-lo e apertar sua mão. Quando vestiu a tradicional jaqueta verde dada ao campeão, disse algo que todos sabiam. "Cabe em mim".
 

Source Link

« Previous article Nos EUA para acalmar investidores, Guedes tenta gerenciar crises de Bolsonaro e com o Congresso
Next article » Samsung Galaxy A50 in for review