Thiago Espirito Santo e Joshua Redman fazem show em São Paulo

Acontece nesta quarta feira (15), às 21h, na Sala São Paulo, o show do contrabaixista brasileiro Thiago do Espirito Santo, que convidou o saxofonista norte-americano Joshua Redman para tocarem acompanhados por uma banda formada por craques da arte de improvisar: o baterista Cuca Teixeira, o pianista Bruno Cardozo, o guitarrista Daniel Santiago e o gaitista suíço Grégoire Maret.

O Música em Letras esteve no apartamento de Thiago Espirito Santo, em São Paulo, entrevistou-o e gravou, com exclusividade para o blog, o músico tocando “Fogo Baixo, Chapa Quente”, uma das oito músicas de seu novo CD autoral, “Pra Te Fazer Sonhar”, além de fazer um faixa a faixa do disco (veja vídeo no final do texto).

O paulistano Thiago Goes do Espirito Santo, 39, traz no nome o sobrenome de dois conceituados músicos – sua mãe é a pianista Silvia Goes e o pai, Arismar do Espirito Santo-, e herdou de ambos um talento musical incomensurável.

Prova disso é o dedicado e sério trabalho que desenvolve há 26 anos atuando como compositor, arranjador, professor  (há 20 anos) e multi-instrumentista, sem formação acadêmica. “Tenho formação da rua, comecei a tocar com 13 anos. Hoje, toco guitarra, violão, contrabaixo; piano e bateria são dois instrumentos em que me viro.”

“Pra Te Fazer Sonhar” é o sétimo disco autoral de Thiago Espirito Santo, além de vários outros em que participa, como “UMDOISTRIO” (2002), ao lado de Michel Leme, (guitarra) e Cuca Teixeira (bateria); e “Resistindo” (2004), com Silvia Goes no piano e Alex Buck na bateria. Dos autorais, o primeiro é “Thiago Espírito Santo” (2005); o segundo, “Hemisférios” (2008); o terceiro, “The Jazz Tradition” (2011); o quarto, “Na Cara do Gol” (2011); o quinto, “Alma de Músico” (2014); o sexto, “Intuitivo” (2017).

DSC07747.jpgThiago do Espirito Santo na varanda do apartamento onde mora (Foto: Carlos Bozzo Junior/Folhapress)

O SHOW

Além das oito músicas do disco “Pra Te Fazer Sonhar” (leia faixa a faixa, a seguir), “Wave”, de Tom Jobim (1927-1994) e duas composições de Joshua Redman estão garantidas no espetáculo: “Soul Dance” e “Jazz Crimes”. “‘Soul Dance’ faremos como ela é, ou seja, uma valsa jazz bem humorada, com uma melodia e harmonia muito boas, com a cara do Coltrane [John Coltrane, saxofonista] e do Wayne Shorter [saxofonista]. Essa música é palatável, as pessoas vão ouvir e se sentir bem, porque não é aquela coisa ‘cabeção’. ‘Jazz Crimes’ é o hit, o hino do Joshua, que compôs esse funk com uma melodia difícil para caramba, mas o groove é tão bom, deixa a música tão viva, que esquenta qualquer um”, disse Thiago que demorou cerca de um ano para consolidar a participação do músico norte-americano neste show.

Thiago Espírito Santo fará ainda em maio mais duas apresentações com Joshua Redman: uma, dia 16, na Ópera de Arame, em Curitiba (PR), com o Hamilton de Holanda Quarteto, formado por Thiago Espirito Santo, no baixo, Daniel Santiago, no violão, Hamilton de Holanda, no bandolim, e Edu Ribeiro na bateria; e dia 17, no Floripa Jazz Festival, em Florianópolis (SC).

O DISCO

“Pra Te Fazer Sonhar” que terá suas músicas no repertório do show é o primeiro que o artista teve coragem de ser o produtor, assumindo o processo inteiro, do começo ao fim. “Nesse disco fiz barba, cabelo e bigode. Criei coragem de olhar para os caras que sou fã desde moleque, que é o Cuca [Teixeira, baterista] e o Bruno Cardozo [pianista], meus parceiros de som, e dizer a verdade: ‘Você toca para caramba, mas não é isso que eu quero que você toque. Preciso dessa levada, desse acorde.’ Coloquei minha visão da música e consegui fazer com que eles  entendessem o que eu queria”, disse o artista que quer emocionar as pessoas com a música e não com seu lado técnico de instrumentista.

Leia, a seguir, o faixa a faixa que o músico, autor de todas as composições, fez com exclusividade para o Música em Letras.

DSC07775.jpgCapa do CD ‘Pra Te Fazer Sonhar’ (Foto: Carlos Bozzo Junior)

FAIXA A FAIXA DO CD “PRA TE FAZER SONHAR” 

1 – “Fogo Baixo, Chapa Quente”

“Homenagem ao Filó Machado, que participa cantando na faixa. O nome peguei de uma expressão do Tio [o pianista Laércio Freitas] que diz: ‘É, filhote, samba tem que ser fogo baixo e chapa quente. Tem uma melodia agradável que fica na cabeça das pessoas e uma harmonia rebuscada que nunca explode, mas está sempre presente.”

2 – “Adeus Ao Acaso”

“Essa música é um bolero romântico, melancólico e elegante. Tem dois boleros no disco e com esse me descobri um compositor romântico. O disco é muito emotivo, e essa música tem muita emoção.”

3 – “Pé Na Areia”

“Esse é um samba jazz, com cara de João Donato. Fiz quando morava em  Santos; aliás o disco inteiro compus lá. A sensação dessa música é aquela que temos depois de descer a serra, ao sair do carro, ir para a praia e colocar os pés na areia. Disse isso para os músicos antes de gravar, sobre essa descarregada. A música começa relax e depois vai esquentando.”

4 – “Giselle”

“Essa é uma homenagem para minha mulher Giselle. Gosto muito de músicas com melodias bonitas, elas me impressionam e me emocionam bastante. Essa é um exemplo disso; é uma valsa de amor.”

5 – “Pra Te Fazer Sonhar”

“Compus essa música para minha filha Luiza, de três anos, que tem esse nome em homenagem a minha avó Luiza. A primeira parte fiz com o violão encostado na barriga da minha mulher, quando ela estava grávida. A segunda veio muito tempo depois, quando eu já estava fazendo minha filha dormir, cantando pra ela, que dá uma canja falando: ‘Boa noite pai, bom descanso’.”

6 – “Classe A”

“ Classe A é uma gíria usada em Santos; aqui se diz da hora, top, lá é classe A, quando o negócio é muito bom. Sou apaixonado por Santos, meus melhores amigos são de lá e resolvi fazer essa homenagem com esse samba dobrado para a cidade. Ele tem uma melodia que se repete enquanto a harmonia vai mudando. É a que eu mais imagino o Joshua tocando no show. É um samba feliz, que começa calmo e vai esquentando, como o calor de Santos, onde você acorda e está quente, gostoso, e depois vira um calor enorme.”

7 – “Para Todo O Sempre”

“O segundo bolero do disco. Todo mundo que ouve diz que a Nana Caymmi gravaria. Na segunda vez em que se ouve a música já se canta junto. Se ela tivesse uma letra – do Paulo Cesar Pinheiro, por exemplo –, todo mundo cantaria junto. Compus com a ideia de abraçar as pessoas. Embora seja música instrumental, o cara consegue cantar a melodia.”

8 – “Dialetos”

“Esse disco é bem brasileiro, mas minha formação é Wheather Report, de 1976 a 1980, que me marcou muito. Por isso, fecho o disco com essa homenagem ao Joe Zawinul [tecladista e integrante do grupo Wheather Report]. O som que esse grupo fazia me emociona até hoje. Estudei a vida inteira e me preparei para realizar um sonho que era o de tocar com o Zawinul, mas ele morreu antes de eu poder realizá-lo.”

Assista, a seguir, Thiago Espirito Santo tocando, com exclusividade para o Música em Letras, “Fogo Baixo, Chapa Quente”, de sua autoria.

SHOW THIAGO ESPIRITO SANTO E JOSHUA REDMAN

QUANDO Quarta-feira (15), às 21h

ONDE Sala São Paulo, Praça Júlio Prestes,16, Campos Elíseos, São Paulo, tel. (11) 37779721

QUANTO De R$ 80 a R$ 320

Source Link

« Previous article Cortes na educação e crise com militares impulsionaram rejeição a Bolsonaro
Next article » OnePlus is partnering with Three UK and National Geographic prior to the 7 series launch