'Telenovela' do habeas corpus de Lula é 'rebuliço bizarro'

O esquerdista Jean-Luc Mélenchon, líder da oposição na França, queria festejar o habeas corpus de Lula, mas se segurou e tuitou com interrogação: “Victoire?”.

O francês Le Monde, com foto do petista na home page, chamava para o “Imbróglio em torno da ordem de libertação de Lula”. No canal de notícias France24, a correspondente Fanny Lothaire falava em “verdadeira telenovela”.

Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept, escreveu que “até para o Brasil o que está acontecendo é bizarro: Uma guerra de decisões sobre se será obedecida a ordem original de libertação”.

O New York Times publicou no site ao menos sete textos diferentes, com enunciados conflitantes, fixando na chamada da home a expressão “rebuliço legal”.

Em Portugal, os correspondentes do Público relataram o “braço-de-ferro” que pegou “de surpresa os meios políticos, jurídicos e jornalísticos”, acrescentando: “Aguardam-se as cenas do próximo capítulo”.

 

‘LULA FOREVER’

A cobertura da candidatura do petista prosseguiu nesta semana, no exterior. O francês Le Figaro, entre outros, noticiou a carta com o anúncio oficial, sob o título “Da prisão, Lula continua mirando a Presidência”.

O Financial Times (reproduzido acima) enviou dois correspondentes a Caruaru, no agreste pernambucano, para longa reportagem sobre “o poder da imagem” no Brasil, ilustrada pela foto célebre de Lula cercado de apoiadores, ao ser preso no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

E a revista Americas Quarterly despachou Richard Lapper, ex-FT, a Salvador, na Bahia, para a reportagem “É Lula para sempre no Nordeste do Brasil”.

SÓ ACABA QUANDO TERMINA

O FT, após noticiar a compra da Embraer, avisa que pode não dar certo. Primeiro tratou em coluna jurídica: “O negócio decolou? Na verdade, não. A parte interessante do press release foi o que faltou: a bênção do governo”.

E no domingo levou à home page que o “Negócio enfrenta incerteza política”. O preço pago foi “menor que o esperado, mas esse pode ser o menor dos problemas”. Diz que Jair Bolsonaro dá sinais de apoiar, mas Ciro Gomes, não. E ouve, da Vertical Partners: “Só acaba quando termina”.

DEPENDE DE QUEM VENCER

Também o Wall Street Journal agora põe em dúvida. Na reportagem “Negócio Boeing-Embraer enfrenta rechaço político no Brasil”, cita o apoio de Bolsonaro, os questionamentos de Ciro e de Gleisi Hoffmann, do PT, e as acusações de que a venda foi anunciada às escondidas, em meio à Copa.

E encerra citando, de um estrategista da Upside Investor: “Depende de quem vencer em outubro”.

 

‘A MONTANHA DOS SETE ABUTRES’

Como no filme de 1951, clássico sobre o jornalismo, manchetes e imagens deste domingo (8) ao redor do mundo, do New York Times (acima) ao South China Morning Post, se voltaram para os "garotos tailandeses", agora "ameaçados pelas chuvas das monções".

Source link

« Previous article Pioneiro, laboratório de fabricação digital da USP enfrenta crise
Next article » A melhor costela no bafo do mundo