Starbucks se envolve em nova polêmica por discriminação nos EUA

Três meses após o gerente de uma filial chamar a polícia pela presença de dois homens negros no local, a Starbucks voltou a ser, nesta sexta-feira (6), denunciada por discriminação. Dessa vez, o motivo teria sido um funcionário que zombou de um homem gago.

Quando o cliente, chamado Sam, pediu sua bebida em um Starbucks da Filadélfia, em 27 de junho, gaguejou ao dizer seu nome. 

O funcionário respondeu: "Ok, S-S-S-sam", e quando o cliente recebeu seu café gelado, leu no copo a inscrição "SSSAM", segundo contou no Facebook Tan Lekwijit, amigo do jovem e estudante de Administração.

Quando Sam enviou um e-mail para a empresa para reclamar, ofereceram a ele um crédito de US$ 5. Mas Lekwijit disse que a Starbucks "não havia entendido a situação", e recorreu à rede social para "aumentar a conscientização".

"É sobre como as pessoas com distúrbios da fala são tratadas, e não como o nome delas é escrito", escreveu.

"Não escrevo isso porque quero colocar alguém em apuros, mas porque quero aumentar a conscientização entre os funcionários", acrescentou.

"Há muitas pessoas com distúrbios da fala que estão em uma posição mais difícil do que o meu amigo, que lutam por autoestima e autoconfiança. Ser tratado desta forma, especialmente por funcionários de estabelecimentos, só os assusta". "Peço que os funcionários da Starbucks tenham isso em mente", concluiu.

A Starbucks disse no Twitter na quinta-feira (5) que o funcionário havia sido dispensado de suas funções.

Antes, a empresa havia respondido à postagem de Lekwijit. "Temos tolerância zero para a discriminação e agiremos imediatamente".

Em 29 de maio, a Starbucks fechou mais de 8 mil de suas unidades nos Estados Unidos para capacitar 175 mil funcionários contra a discriminação racial.

O episódio que motivou essa ação foi a prisão sem motivo de dois homens negros, na Filadélfia, no dia 12 de abril. O gerente chamou a polícia depois que um desses homens pediu para usar o banheiro, e ambos se sentaram para esperar por um terceiro sem pedir nada no café. 

Um vídeo que se tornou viral mostrou os policiais algemando os dois homens, que não resistiram, enquanto um cliente repetia para os policiais: "O que eles fizeram? O que eles fizeram?".

Source link

« Previous article Decepcionante e injusto
Next article » Dez vezes que Kendall Jenner foi a mais fashion das Kardashians com biquínis