Série sobre Trump traz depoimentos de ex-sócios e políticos sobre sua carreira

DOCUMENTÁRIO

Dinheiro dos outros

Série sobre a ascensão de Trump, traz depoimentos de ex-sócios e políticos sobre sua carreira de sociopata arrivista. Vai até a posse na presidência dos EUA, mas lança luz sobre a ameaça de fazer o México pagar pelo muro que ele mesmo inventou para barrar imigrantes. Afinal, Trump construiu um 
império de arranha-céus e cassinos por meio de chantagens para obter isenções fiscais, aperfeiçoando a prática (muito em voga no Brasil) de construir uma imagem de gestor bem-sucedido com dinheiro alheio.

Trump: Um Sonho Americano. Direção: Barnaby Peel. Produção: 72 Films (2017). Na Netflix

 

LIVRO

A mineração e o mineiro
O crítico literário José Miguel Wisnik enfoca um veio inesperado na obra de Carlos Drummond de Andrade: o modo como a exploração mineral desfigurou o entorno de sua Itabira natal, ressoando numa poesia em que convivem o apego ao “provinciano lugar de origem” e um sentimento cósmico do mundo —termo, aliás, cuja recorrência no poeta mineiro Wisnik analisa com sua hipnotizante escrita ensaística.

Maquinação do Mundo – Drummond e a Mineração. Autor: José Miguel Wisnik. Editora: Companhia das Letras (2018, R$ 64,90, 312 págs.)

 

DISCO

Diálogo etnomusical
Os franceses Virgil Boutellis-Taft (violino) e Guillaume Vincent (piano) gravam peças que, compostas entre 1896 e 1986, expressam o diálogo entre modos de composição de Oriente e Ocidente presentes nas obras de músicos como os também franceses Debussy e Chausson, o armênio Komitas, o tcheco Janácek e o húngaro Bartók.

Entre Orient et Occident. Artistas: Virgil Boutellis-Taft, Guillaume Vincent. Gravadora: Evidence (2017, R$ 98,10, importado)

Source link

« Previous article Bolsonaro admite possibilidade de privatizar a Petrobras, apesar de se dizer 'pessoalmente contra'
Next article » Há futebol além de Neymar