Série conta histórias da reciclagem em sete episódios

Uma cooperativa, uma creche, uma casa de pequenos empreendedores, uma empresa de logística e algumas indústrias que usam matéria-prima proveniente de reciclagem ajudam a explicar como funciona a cadeia das embalagens longa vida no país.

Produzida e divulgada pela empresa Tetra Pak, a série “Gente que Recicla” é dividida em sete capítulos. Cada um deles é conduzido por um personagem real que explica sua atuação nesse processo.

A pedagoga e diretora de creche Nayara explica como funciona o projeto Coleta Seletiva nas Escolas e como as atividades com as crianças ajudaram a difundir as ideias e a prática pelas famílias de seus alunos.

Foi o caso de Luna e Renato, pequenos empreendedores da área de alimentos, pais de Dani, que está na creche. Incentivados pelo programa, passaram a coletar embalagens e em um ano recolheram 18 toneladas para reciclagem, que foram enviadas para a Cooperativa Casa do Catador. Nela, atua Gilberto, outro personagem, que conta como funciona a cooperativa que tem 50 cooperados.

coopertaiva de Gilberto é que enviará os materiais recebidos para a empresa de logística Relog, onde trabalha Aline, que vai prensar e enfardar as embalagens para enviá-las para as indústrias que as transformam em insumos.

A parte menos conhecida do processo é justamente a das três empresas recicladoras, a do papel, representada pela empresa Artevinco, e as de alumínio e plásticos, por Ibaplac e Infinitum 62, respectivamente.

As embalagens longa vida são bastante complexas, por terem camadas de papel, alumínio e plástico. Por esse motivo, sua reciclagem exige a decomposição para separação nos três materiais originais. 

Esse processo, no caso que ilustra o episódio, é feito pela indústria papeleira, aquela que vai retirar a maior porcentagem da embalagem usada para transformar em papel de novo.

Após essa separação, sobram então as massas de alumínio e plástico, que podem virar telhas ecológicas e objetos de plástico.

A série completa está disponível no Youtube.

Source link

« Previous article CAMS está em Lisboa para “decidir" os próximos 365 dias de previsão meteorológica
Next article » EUA e Coreia do Sul suspendem exercícios militares conjuntos