São Paulo joga para evitar pior início de temporada em 40 anos

O péssimo início de temporada do São Paulo já custou a sobrevivência na Copa Libertadores, com eliminação inédita na fase preliminar do torneio, e o cargo do técnico André Jardine. Agora, o clube joga para não igualar uma marca negativa de 40 anos.

Caso seja superado pelo Red Bull, no domingo, às 17h, no Morumbi, o time registrará seu pior começo de ano desde 1979. Perder o próximo jogo deixaria o retrospecto idêntico ao observado quatro décadas atrás: três vitórias, um empate e seis derrotas.

Mesmo com campanhas iguais, o aproveitamento de 2019 ficaria pior. Em 1979, quando o triunfo valia dois pontos, a equipe tricolor conquistou 7 dos 20 pontos (35%) disputados nas dez primeiras partidas. Sendo derrotado no final de semana, o clube teria 10 dos 30 pontos em disputa (33,3%).

Empatar evitaria o pior início em 40 anos, mas não tornaria o retrospecto digno de orgulho. Com três vitórias, dois empates e cinco derrotas, o São Paulo repetiria os números apresentados no começo de 1992.

No aproveitamento, mais uma vez, vantagem para o passado. Com a vitória valendo dois pontos, como ainda ocorria em 1992, o índice é de 40%. Com o triunfo valendo três pontos e sequência igual de resultados, o número cai para 36,7%.

Não entram nessa conta as derrotas sofridas pela equipe nos amistosos de pré-temporada, contra Eintracht Frankfurt e Ajax, nos Estados Unidos. Fossem incluídos esses jogos, o aproveitamento exibido agora seria de terríveis 30,3%.

Até aqui, o time do Morumbi superou apenas Mirassol, Novorizontino e São Bento no Campeonato Paulista, tendo perdido para Santos, Guarani, Ponte Preta e Corinthians. Na Libertadores, a eliminação veio com uma derrota e um empate contra o Talleres. O aproveitamento atual, 37%, é o pior entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

"Enxergo o São Paulo muito abaixo do que pode render. Muito abaixo", afirmou o técnico interino Vagner Mancini, que comanda o elenco enquanto Cuca não reúne condições de saúde para assumir o comando.
 
O chefe provisório identificou um problema de falta de confiança no grupo. Ele espera ao menos minimizar a questão para que o time volte a vencer no domingo e evite uma marca historicamente negativa.

Source Link

« Previous article SP diminui aumento na tarifa do gás priorizando indústrias
Next article » Archos Diamond announced with a pop-up selfie cam and UD fingerprint reader