Sexta edição da Feira Made homenageia arquiteto americano Philip Johnson

A sexta edição da feira Made, de design colecionável, firma o compromisso com o  traço autoral e fica aberta até domingo (1º) no Pavilhão da Bienal. No espaço, que conta com trabalhos de designers brasileiros e internacionais, estão reunidos peças de seis galerias e cem designers independentes.

Sob curadoria de Waldick Jatobá e Bruno Simões, a feira conta com objetos assinados por nomes como Ricardo Ohtake, neto de Tomie Ohtake, Murilo Weitz e Marcos Amato.

Este ano, a feira homenageia o arquiteto americano Philip Johnson (1906-2005), primeiro a vencer o Pritzker, em 1979, o mais importante prêmio desta área.

Johson foi responsável por lançar princípios da arquitetura moderna americana, como a ênfase no volume sobre a massa construída, a rejeição à simetria e rejeição à decoração aplicada.

Neste ano, a feira faz uma homenagem ao arquiteto e conta com fotografias de uma exposição realizada no MoMa em 1934,  “Machine Art after Philip Johnson”.

Na época, a mostra tinha a ideia do design industrial dentro de uma instituição de arte, e os objetos de uso ali apresentados foram elevados a status de escultura, o que promoveu uma discussão sobre o homem e a máquina. Nela, ele apresentou obras como panelas, copos, vidros de laboratórios e instrumentos científicos transformando-os em esculturas.

“No ano que apresentou a mostra, o arquiteto era um jovem curador que estava focado em mostrar ao mundo a beleza de máquinas funcionais”, afirma Hilary Lewis, curadora-chefe da Fundação Glass House, em entrevista à Folha. “Ele tinha a ideia de que havia algo lindo na geometria dos objetos que são produzidos por máquinas”.

Segundo Lewis, esta foi uma ideia muito revolucionária na época. Hoje, segundo Lewis, “temos máquinas que são capazes de criar formas ainda mais complexas e que criam coisas que naquela época não era possível”

No sábado (30), o designer Sergio Cabral apresenta o talk “Eu Falo Colher”  às 16h, a americana, escultora e designer conceitual Roan Florez fala sobre “Destruidor Criativo” às 17h e a russa Vera Odyn fecha o dia de palestra com uma conversa sobre o designer de produto.

Source link

« Previous article Teste de princesas Disney no Facebook expôs dados de 120 milhões
Next article » Empresas abandonam 'influenciadores digitais' com seguidores falsos