Sete dicas para quem quer colocar o pé no asfalto e praticar corrida

Quem corre sabe o desafio de enfrentar os primeiros quilômetros. O corpo caminhante leva tempo e treinamento para se transformar naquele do corredor. Depois que começa, no entanto, é difícil quem volta ao estágio inicial.

As motivações para começar podem ser muitas: ter mais saúde, perder peso, enfrentar um novo desafio ou procurar um outro esporte. E as opções de provas para motivar também são numerosas: há pelo menos 1.300 competições por todo o Brasil ainda este ano.

Para ajudar aqueles que desejam colocar os pés no asfalto, o blog separou sete dicas para iniciantes.

1. Orientação profissional

Esse deve ser o primeiríssimo passo. Antes de iniciar a prática, deve-se procurar orientação de um profissional para avaliar o condicionamento físico do futuro atleta, traçar metas plausíveis e elaborar um treinamento de acordo com esses dois pontos.

Para quem nunca correu, o melhor é que esse acompanhamento seja feito pessoalmente, o que permite correções de pisada, postura e respiração, por exemplo. Essa orientação é fornecida por professores de educação física e assessorias esportivas.

2. Procure um médico

A dica dois é uma extensão da um, pois, antes de se jogar no asfalto, é importante saber se a saúde está em dia e se há alguma contraindicação para a prática. O mais recomendável é procurar um médico de esporte e um cardiologista.

3. Comece devagar

Sair do 0 para o quilômetro 42 é um desafio ambicioso, mas pode ser intimidador. O melhor é começar aos poucos, alternando trechos de caminhada com aqueles de trotes leves.

Almeje pequenas distâncias no início para depois aumentar com o tempo. Provas no início do ano normalmente têm distâncias de 3 km, para incentivar os iniciantes. Há ainda competições ao longo do ano com caminhada também de 3 km.

4. Vestimenta adequada

Não que exista uma etiqueta na corrida, mas ter roupas e acessórios próprios para a prática evitam lesões e assaduras. Para quase tudo há opções mais em conta: o short não precisa ser o da marca famosa, mas deve ser confortável para o atleta.

Também vale ficar atento se a camiseta escolhida, de preferência de tecido respirável, leve e de cor clara, não gera assaduras. E caso o praticante seja propenso a elas, há pomadas e produtos que auxiliam na prevenção.

Outros itens necessários são bonés, óculos escuros, suporte para o celular ou relógio com GPS para marcar tempo e distância percorrida, fones de ouvido (se quiser correr com música) e protetor solar.

O item que exige um desembolso expressivo, no entanto, é o tênis. Economizar no início pode trazer riscos futuros. Há, no entanto, grandes lojas esportivas que lançaram modelos mais econômicos. Vale ficar de olho nas resenhas online para ver se há contraindicações.

5. Marcar a distância

A não ser que esteja em uma pista de atletismo ou em parques com marcadores de distância, é melhor contar com a tecnologia para saber o quanto e a que velocidade se está correndo.

Para isso, há aplicativos, para aqueles que preferem correr com celular, ou relógios com GPS. A vantagem dos apps é terem a opção de perfil gratuito. Logo, o gasto será mínimo aos que já têm um smartphone. Mas há sempre o risco ao ter o celular a mostra durante a prática.

Já os relógios com GPS custam no mínimo R$ 300, mas chamam menos a atenção.

6. Fortalecimento

Aliar um treino de fortalecimento com o da corrida é outro ponto fundamental. Além de melhorar a performance, ter membros inferiores, lombar e abdômens fortalecidos previne lesões que podem impedir o atleta de avançar na prática.

O mais recomendado é a musculação, e ioga e pilates funcionam como complemento aos dois.

7. Motivação

Descubra o que te motiva: superar seus próprios recordes; perder peso; participar de uma prova; ou apenas sentir o vento e o sol (ou a chuva). Encontrou a motivação? Pegue os tênis e vá para a rua (depois de seguir os passos anteriores).

Vale lembrar

Inerente a toda atividade esportiva está a hidratação. Nos treinos em esteira, levar a garrafa d’água individual é mais prático. Para os dias de sair na rua, um cinto ou uma mochila de hidratação cumprem a função.

Source Link

« Previous article Aplicação Lens da Google pode ser atualizada com novas funcionalidades de realidade aumentada
Next article » 'Você não pode prejudicar a honra de uma pessoa', diz Moraes ao justificar censura