Sete deputados deixam Partido Trabalhista por defender novo referendo do brexit

Um grupo de sete deputados anunciou que deixará o Partido Trabalhista do Reino Unido, de oposição ao governo, por discordar da forma que a legenda tem lidado com as negociações para o brexit e pela falta de ações para combater comportamentos antissemitas. 

A saída reforça a frustração interna com a relutância do líder do partido, Jeremy Corbin, em mudar sua posição sobre o brexit e começar uma campanha por um novo referendo sobre a separação entre Reino Unido e União Europeia.

"Evidências da traição trabalhista à Europa estão visíveis para todos, como oferecer [apoio] para aprovar o brexit proposto por este governo e constantemente recuar da posição de permitir ao povo uma palavra final", disse o parlamentar Chris Leslie, um dos que se desligaram da legenda.

Até agora, Corbyn diz manter a opção de um segundo referendo "sobre a mesa" se o governo da primeira-ministra Theresa May não conseguir um acordo com Bruxelas que seja aceito pelo Parlamento. 

A ideia de um segundo referendo é um desafio para Corbyn. Enquanto muitos no partido defendem a proposta com fervor, outros querem apenas que o Reino Unido deixe a UE o mais rápido possível.

 A 39 dias do fim do prazo para a efetivação do brexit, divisões sobre a saída têm fragmentado a política britânica, que enfrenta rachas em partidos tradicionais.

 

"O Partido Trabalhista no qual entramos, fizemos campanha e acreditamos não é mais o Partido Trabalhista de hoje. Fizemos tudo o que podíamos para salvá-lo, mas ele foi sequestrado pela máquina política da extrema-esquerda", disse Leslie. Os sete deputados seguirão no Parlamento, como independentes.

Outra acusação feita pelo grupo de desistentes é que o partido não tem se esforçado para conter comportamentos antissemitas de seus integrantes. Corbyn se comprometeu a acabar com isso e negou que atos de preconceito contra judeus tenham tido uma alta nos últimos anos.

Um integrante do partido Trabalhista disse à agência Reuters que a saída do grupo pode gerar uma onda de mais desistências dentro da legenda.

Source Link

« Previous article vivo iQOO phone appears in real life, does not fold
Next article » Projeto utiliza IA para criar rostos realísticos que não existem