'Questão da Venezuela deve ser resolvida pelo povo venezuelano', diz embaixador da China

O novo embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, participou do evento LIDE China, em SP, na quarta (27). 

 

Em seu discurso, desejou “muito sucesso” às reformas propostas pelo governo e afirmou que, “sob a liderança de Jair Bolsonaro, o Brasil entra numa nova etapa de desenvolvimento”. Depois, falou à coluna, acompanhado de uma tradutora.

Jair Bolsonaro busca se aproximar de Donald Trump. Isso preocupa? 
A China, o Brasil e os Estados Unidos são grandes países. O relacionamento triangular tem que se promover entre si. Não temos nenhuma preocupação nesse momento com a aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos.

Ao contrário, esperamos que o relacionamento [entre esses dois países] traga bem-estar para os dois povos. E também [contribua] para a estabilidade e a paz da região.

O fortalecimento do relacionamento entre a China e o Brasil não visa uma terceira parte. Ele é baseado em respeito mútuo e benefício recíproco. No mesmo sentido, os Estados Unidos também não precisam ficar preocupados. 

Há receio de que o que está acontecendo com a Huawei nos EUA ocorra aqui [Trump já cogitou proibir o uso de equipamentos da empresa de telecomunicação chinesa por acusá-la de espionagem]? 
Opomo-nos a algum outro país usando a escusa da segurança para bloquear e infectar o desenvolvimento da indústria de alta tecnologia da China.

A Huawei tem um bom relacionamento e cooperação com outras empresas no Brasil. E os produtos da Huawei são bem procurados no mercado brasileiro.

Tive um encontro com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações [Marcos Pontes]. Ele manifestou que a Huawei teria as boas vindas aqui no Brasil. A politização dos EUA em relação à empresa Huawei não vai afetar o relacionamento com o Brasil. 

A China apoia Nicolás Maduro na Venezuela. Isso afeta a relação com o Brasil? 
A China e a Venezuela mantêm a relação normal [que há ] entre países. É igual às outras estabelecidas entre outros países e a Venezuela.

A questão da Venezuela deve ser resolvida pelo povo venezuelano no âmbito da Constituição da Venezuela. Através de negociações e consultas, [é preciso] arranjar uma saída política.

A minha manifestação é igual à do vice-presidente [do Brasil] Hamilton Mourão. Tanto o governo chinês quanto o brasileiro têm o mesmo apelo, de opor-se à intervenção militar.

Leia a coluna completa aqui.

Source Link

« Previous article Mulheres têm só três quartos dos direitos econômicos dos homens, diz Banco Mundial
Next article » O penhor dessa igualdade