Quase qualquer coisa é melhor do que pão na chapa pela manhã

Escrevo de meu quarto no Parador Hampel, um hotel na Serra Gaúcha que preza as tradições locais. O café da manhã daqui é um negócio maluco de tão bom.

Sábado, ao acordar, comi feijão campeiro – feijão preto grosso e bem temperado. O meu veio com torresmo, mas eu poderia ter escolhido linguiça ou ovos, além da cebola e do tomate incluídos nas três versões. O bufê matinal oferece também cuscuz de milho com linguiça ou cebola e manteiga. Tem ainda os ovos e omeletes de praxe, bolos, tortas, queijos serrano e colonial, copa lombo, salaminho e queijo de porco – um embutido típico feito de pele, gordura e miúdos suínos. Sem falar nos pães, nas frutas, na nata fresca. Até tapioca, que eu não gosto demais, tem.

Mas não tem pão na chapa.

Já ouvi de muitos paulistanos que, quando fora da cidade, eles sentem saudade das padocas e do pão na chapa para o café da manhã.

Eu entendo o sentimento. Eu também me alimento disso de vez em quando. É rápido, prático e gostoso – quem não gosta de um pão quentinho com manteiga?

Mas está longe de ser um grande café da manhã. Vamos falar de alguns que merecem essa classificação.

O full English breakfast é composto por linguiça, feijão em molho adocicado, ovos, bacon, tomate assado, cogumelos fritos e torrada.

Mas não tem pão na chapa.

PAUSA PARA O MERCHAN: agora você tem receitas exclusivas da Cozinha Bruta no Instagram. Acompanhe também os posts do Facebook  e do Twitter.

Os norte-americanos desjejuam com panquecas, waffles, french toast, bacon, cereais, hash browns, às vezes burritos, às vezes pizza, de vez em quando até um bife ou uma bisteca de porco. Nos EUA, qualquer comida é aceitável no café da manhã, desde que haja ovos envolvidos.

Mas lá não tem pão na chapa.

Os mexicanos comem abacate, pimenta, huevos rancheiros, feijão, chorizo, chilaquiles, sanduíche de pamonha, enchiladas, sopa de miúdos.

Mas não comem pão na chapa.

No sertão do nordeste, o café tem inhame, batata-doce, jerimum, cuscuz de milho, bolo de mandioca, banana assada, queijo de coalho, mel do engenho, mungunzá, frutas, compotas e sucos variados.

Mas não tem pão na chapa.

Japoneses encaram uma cavalinha em conserva pela manhã. Egípcios mandam um pote de favas temperadas com limão, azeite e cominho. Alemães engolem meio litro de cerveja de trigo, mais salsicha e pretzel.

Nenhum deles come pão na chapa.

Pois é, o mundo inteiro deve estar errado.

Ou não.

Source link

« Previous article 'Gigantes na sala', EUA e China brigam e derrubam o resto
Next article » Diretório das TIC este ano transforma-se em portal de empresas e profissionais