Primeiros médicos inscritos para substituir cubanos querem atuar em capitais

Dos dez primeiros médicos brasileiros que se inscreveram nesta quarta-feira (21) para as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos, cinco deles escolheram atuar em capitais e municípios de regiões metropolitanas. 

NOVO CEP 

Apenas um município escolhido é considerado de extrema pobreza. Outro está em área vulnerável e um terceiro em uma cidade com até 50 mil habitantes. 

INVASÃO 

O Ministério da Saúde recebeu mais de 1 milhão de acessos simultâneos no momento da abertura das inscrições. Segundo a pasta, o número representa mais do que o dobro de médicos em atuação no país e pode ser considerado ataque cibernético.

EXAME 

A Comissão de Saúde na Câmara Municipal de SP vai pedir à prefeitura informações sobre as regiões da capital que serão mais afetadas com a saída de médicos cubanos da rede pública. 

REFLEXO 

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que o impacto será mínimo, já que dos cerca de 13 mil médicos da rede municipal, 72 são cubanos. De acordo com a pasta, “estão asseguradas as escalas e atendimentos nos equipamentos de saúde da capital”.

VENDE-SE 

E um grupo de médicos cubanos de Guarulhos se organizou para vender móveis e eletrodomésticos antes de deixarem o país. A página do Facebook Desapego Mais Médicos Cubanos foi criada por Ernesto Nascimento, que tinha dois anos quando foi preso e classificado como subversivo pela ditadura militar.

BEM-VINDOS 

Nascimento morou 16 anos em Cuba e trabalha “há muitos anos” no Movimento Guarulhense de Solidariedade a Cuba. “Recepcionamos os primeiros médicos cubanos que chegaram na cidade. Fizemos chá de cozinha e doações. Agora, com essa ruptura brusca, também houve uma forte mobilização da população.” 

VENDE-SE 2 

Segundo ele, foram dezenas de itens comercializados na rede social. “O de maior valor foi um Ford Fiesta 2014 de uma médica. Foi vendido abaixo da tabela Fipe”, diz ele, que prefere não informar o valor da transação.

LÁ DO ALTO

Os atores Lázaro Ramos e Taís Araujo protagonizam a peça “O Topo da Montanha”, que teve pré-estreia na segunda (19), no Tom Brasil. As atrizes Leandra Leal e Débora Falabella passaram por lá, assim como o cantor Criolo.

PONTE 

O vereador Claudio Fonseca (PPS-SP) quer ressuscitar a CPI para apurar as condições dos viadutos da cidade de SP que foi proposta por ele em fevereiro deste ano. Na época, o pedido de abertura da comissão foi aprovado, mas o grupo não foi instaurado porque a Câmara Municipal já trabalhava com o limite máximo de CPIs previstas em seu regimento. 

PARA 

“Independentemente de estar na pauta, há uma necessidade [de averiguar a situação dos viadutos]”, avalia Fonseca. “Não é só para apurar responsabilidades passadas. É também para indicar uma ordem de recuperação.” 

O FUTURO 

Ele trabalha para que a instauração da comissão seja avaliada na Casa no início de 2019, passado o recesso de fim de ano e quando duas CPIs atualmente ativas serão concluídas.

COLORIDO 

A estilista Flavia Aranha vai assinar o figurino dos shows do álbum “OK, OK, OK”, de Gilberto Gil. As cores das peças foram criadas a partir de extratos de pau-brasil, catuaba, casca de cebola, índigo, casca de romã e crajiru. A turnê estreia no sábado (24), no Palácio das Artes, em BH.

HOMENAGEM 

O documentário “Frans Krajcberg: Manifesto”, dirigido por Regina Jeha, terá pré-estreia no Itaú Cultural, no dia 27 de novembro. A exibição será seguida de debate com a diretora, o curador Leno Veras e o artista Bené Fonteles. 

DANÇANTE 

Os cantores Rincon Sapiência, Leci Brandão, Karol Conka e MC Soffia participam do documentário “Inspire the Night: Batekoo”, sobre a festa baiana de ritmos da cultura negra. A estreia do filme será em evento que integra a programação do Red Bull Music Festival SP, no dia 27 de novembro, na Void, em SP. 

PIPOCA

O filme “O Que Resta”, da diretora Fernanda Teixeira, teve pré-estreia realizada na semana passada, no CineSesc da Augusta, em São Paulo. Os atores Luciana Novak, Renata Guida e Higor Campagnaro compareceram.
 

CURTO-CIRCUITO

Deltan Dallagnol, Marcos Troyjo, Marcos Lisboa, Demétrio Magnoli e Hilgo Gonçalves debatem nesta quinta (22) no 13º Seminário Internacional-ACREFI, no Hotel Renaissance, em São Paulo. 

A plataforma Hysteria completa um ano com festa realizada nesta quinta (22) na sede da produtora Conspiração, em São Paulo.  

A cantora Mart’nália encerra a cerimônia de entrega do 15º Prêmio Engenho de Comunicação. Nesta quinta (22), às 20h30, no Minas Hall, em Brasília. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Source link

« Previous article A era da sinalização
Next article » Metro announces free Airpods for Black Friday, discounts on iPhones