Presidente filipino chega a Israel de olho na compra de armas

Acusado de cometer violações de direitos humanos como parte de sua campanha antidrogas, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, chegou neste domingo (2) a Israel para uma visita de quatro dias em que espera fechar acordos para a compra de armas. É a primeira vez que um líder filipino visita o país do Oriente Médio.

Antes de deixar seu país, Duterte afirmou que esperar "uma maio cooperação em uma gama de áreas importantes mutualmente: defesa, segurança, policiamento, comércio e investimentos".

A venda de armas israelenses para seu governo é um tema crucial em sua agenda, segundo a mídia israelense. 

Autoridades filipinas afirmam que o país comprou recentemente armas de fabricação israelense, como fuzis de assalto Galil e pistolas para a sua força policial de 120 mil homens -- à frente da campanha contra o narcotráfico. 

Números oficiais da polícia filipina indicam que mais de 4,5 mil suspeitos foram mortos em operações antidrogas no país desde que Duterte assumiu o país, em 2016. Organizações de direitos humanos dizem que o número é ainda maior.

A viagem começa com um evento para a comunidade filipina em Israel, estimados em 28 mil pessoas.

Duterte causou polêmica em 2016 quando comparou sua campanha antidrogas ao genocídio de judeus pelo nazismo durante a Segunda Guerra. Na ocasião, ele disse que ficaria "feliz em assassinar" três milhões de viciados. Depois, pediu desculpas. 

Além de se encontrar com o premiê Binyamin Netanyahu, Duterte visitará o memorial do Holocausto em Jerusalém e um monumento que comemora o resgate pelas Filipinas de judeus durante a guerra. 

Ativistas israelenses prometeram protestar e pediram ao presidente Reuven Rivlin que não receba o filipino. 

Source link

« Previous article Alckmin crítica PT por esconder candidato e diz que sua propaganda só reproduz fala de Bolsonaro
Next article » Com dores na coluna, Beth Carvalho faz show deitada no Rio de Janeiro