Presidente do Sudão é deposto pelo exército após três décadas no poder

As Forças Armadas do Sudão destituíram nesta quinta (11) o presidente Omar al-Bashir, que estava no poder há três décadas, anunciou o ministro da Defesa, Awad Ibnouf.

"Anuncio, como ministro da Defesa, a queda do regime e a prisão de seu chefe em um lugar seguro", disse ele na televisão pública.

Bashir, que enfrentava manifestações ininterruptas desde dezembro, liderou o país com mão de ferro desde que chegou ao poder com um golpe em 1989.

"Nós o substituímos [o presidente] por um conselho militar de transição por dois anos e suspendemos a Constituição do Sudão de 2005", prosseguiu o ministro Ibnouf.

Ibnouf decretou também estado de emergência no país pelos próximos três meses e ordenou o fechamento das fronteiras e do espaço aéreo.

Ele disse que o conselho militar declarou um cessar-fogo nacional, que inclui a zona de guerra de Darfur, o Estado do Nilo Azul e o Estado de Korforán do Sul, onde o governo de Bashir luta contra minorias étnicas rebeldes.

Os líderes dos protestos rejeitaram as medidas anunciadas pelos militares, argumentando que a atitude foi um "golpe de estado liderado pelo regime" e pediram que as manifestações continuassem.

"O regime organizou um golpe militar apresentando as mesmas caras contra as quais o nosso povo se rebelou", disse a Aliança pela Liberdade e Mudança em um comunicado, que pedia que as manifestações continuassem em frente à sede das Forças Armadas em Cartum, capital do país.

Source Link

« Previous article BPC e aposentadoria rural são muito maiores que Bolsa Família, diz ministro
Next article » Apple quer fabricar iPhone só com energias limpas e vai contar com a Foxconn