Prepare homus em casa: é fácil, gostoso e muito nutritivo

Aprendi a fazer homus com o Gu, meu amigo vegano e achei uma delícia. Homus é aquela pasta árabe feita com grão-de-bico, geralmente servida como entrada. O prato é rico em minerais, proteínas e fibras, e já foi até apontado como antidepressivo natural numa pesquisa feita por cientistas israelenses.

O Gu capricha no limão, deixando a pasta mais cítrica, o que me agrada muito. E essa é uma característica legal do homus: ele é versátil. Dá para incrementar com cebola frita, azeitonas picadas, ervas ou outros condimentos como cominho e páprica. Depois é só servir acompanhado de torrada de pão sírio ou como acompanhamento. É, tem até um restaurante em Londres onde o homus é rei, dá uma olhada aqui.

Homus

– 200 g de grão-de-bico
– 1 colher (sopa) de tahine
– suco de 1 limão
– 1 dente de alho
– sal
– pimenta (opcional)

hom18-1-molho.jpg

Coloque o grão-de-bico de molho por pelo menos 4 horas. Eu deixei de um dia para o outro (24 horas) e troquei a água 3 vezes. O Gu me disse que isso inibe a ação do fitato, presente na camada externa do grão, ajudando na digestão e reduzindo a flatulência.

 

hom18-2cozimento.jpg

Cozinhe o grão-de-bico em bastante água com um pouco de sal por 40 minutos, ou até que o grão fique macio. Deixe esfriar um pouco e retire a casca para obter uma textura mais lisa. Reserve parte da água.

 

hom18-3-grao.jpg

Bata num processador. Eu utilizei meu miniprocessador de picar cebola e deu certo. Ah, eu não descasquei porque queria uma textura mais rústica (mentira, fiquei com preguiça mesmo).

 

hom18-4tahine.jpg

Processe os grãos com um pouco da água do cozimento por 20 segundos. Adicione o dente de alho, o suco de limão, a tahine, a pimenta e corrija o sal. Bata até obter a textura desejada.

 

hom18-vertical.jpg

O meu homus ficou assim. Decorei com alguns grãos, azeite, salsinha e páprica. Comi com torradas de pão sírio, é um ótimo petisco.

Também é possível fazer uma versão da receita trocando o grão-de-bico por outros grãos, como ervilha ou feijão branco. Já provei até homus de beterraba, e estava uma delícia!

P.S.: Olhando agora a foto, achei que ficou granuloso demais. Da próxima vez vou bater bem (ou descascar os grãos, argh).

Source link

« Previous article Oppo F9/F9 Pro review
Next article » Anjinho fascista não merece solidariedade, diz candidato sobre Bolsonaro no Grito dos Excluídos