Por que cada vez mais empresas oferecem 'férias ilimitadas' (e o que pode dar errado)

Frias sem limite de tempo podem parecer algo bom demais para ser verdade, mas j existe inclusive o temor de que essa nova tendncia mais prejudique do que ajude os funcionrios.

"Ficaria feliz de poder dizer que se trata de produtividade, empoderamento ou autonomia, mas a verdade que vimos algumas empresas dos Estados Unidos implementando essa medida e pensamos que poderamos fazer o mesmo."

Essa era a viso de Ben Gately, diretor de operaes da empresa de software britnica CharlieHR, com a inteno de estar na vanguarda, quando implementou o sistema de frias ilimitado para seus funcionrios h sete anos.

Frias pagas sem limite de dias um benefcio cada vez mais comum nos EUA e as empresas de tecnologia, principalmente, usam o sistema para atrair e reter trabalhadores.

No Reino Unido, por exemplo, h tambm sites de recrutamento que tm visto um nmero crescente, porm limitado, de empresas aderirem tendncia.

A empresa Jobs board Reed detectou um aumento de 20% na oferta de vagas que oferecem frias ilimitadas entre 2017 e 2018, enquanto TotalJobs e Jobsite disseram ao programa BBC Wake Up To Money que perceberam um aumento anual de 10%.

Getty Images 1906833.jpeg Em algumas empresas, os funcionrios tiram menos dias de frias quando no h um limite estabelecido

"Aumento da produtividade"

Frankie Parkinson, da empresa britnica Gradtouch, diz que eles implementaram o sistema como parte de sua meta de criar uma poltica trabalhista verdadeiramente flexvel.

No ano passado, ela tirou 30 dias de folga.

"Enquanto todos cumprirem com seu trabalho e o negcio estiver indo bem, totalmente bom sair de frias quando quiser", diz.

"Vimos um aumento na produtividade, vimos pessoas progredindo mais rapidamente porque h confiana e muita responsabilidade."

Getty Images 1906834.jpeg H casos de empresas em que o esquema de frias ilimitadas melhorou a produtividade

"Os funcionrios assumem os objetivos da empresa porque tm flexibilidade e porque confiamos neles", acrescenta.

Rosie Haslem, diretora da empresa de arquitetura Spacelab, concorda com Parkinson sobre os benefcios da tendncia.

"O trabalho apenas parte da vida, mas na indstria do design, pode ser uma grande parte, com extensas jornadas de trabalho", explica.

"Ns eliminamos os limites de frias, permitindo que nossa equipe aproveite o tempo necessrio para relaxar e recarregar."

"A flexibilidade criou uma fora de trabalho mais capacitada, mais feliz e mais produtiva", acrescenta.

Frias de menos

Mas parte das empresas que adotaram o benefcio no detectaram funcionrios que tiravam frias demais, mas o contrrio.

Para os funcionrios da empresa britnica CharlieHR, frias ilimitadas eram um problema, e no uma vantagem.

"Elas sentem medo de tirar frias porque precisam cumprir os prazos e entregar aos outros (chefes ou colegas) as coisas que estavam fazendo", explica Ben Gately.

"H muita ansiedade quando no sabemos qual o limite. Parte da equipe veio at ns para nos pedir que dissssemos qual era o limite", diz ele.

Paul Clarke 1906835.jpeg Frias ilimitadas no funcionaram na CharlieHR, afirma Ben Gately

Havia perguntas do tipo: "Tudo bem se eu tirar 35 dias? Tudo bem se eu ficar 25 dias fora? Qual o mximo?".

"A realidade que no realmente ilimitado", diz Gately.

Joe Wiggins especialista em tendncias de trabalho para o site Glassdoor, uma empresa que oferece aos seus funcionrios nos Estados Unidos frias ilimitadas, mas no no Reino Unido.

Wiggins concorda que frias ilimitadas possam se tornar muito restritas pelas exigncias do trabalho.

"Na regio da baa de So Francisco, na Califrnia, esse um benefcio comum. Mas frias ilimitadas no significam necessariamente que muitas pessoas tiram muitas frias", diz ele.

"Essa prtica mais comum em empresas com objetivos e mtricas claras, ainda que s vezes possa ser difcil tirar dias de folga nesses ambientes de trabalho."

"Para muitas pessoas, as frias ilimitadas no so exatamente o que parece no pacote", acrescenta.

Muitas empresas esto experimentando polticas de trabalho flexveis, tentando encontrar o que funciona melhor para sua fora de trabalho.

Pela tendncia, as limitaes das frias ilimitadas e outras flexibilizaes da jornada de trabalho devem ser colocadas prova em escala cada vez maior.

Source Link

« Previous article Sem Chapo, cartel de Sinaloa se torna ainda mais rico e difícil de rastrear
Next article » vivo X27 teaser videos surface online