Polícia russa prende 300 pessoas em protestos contra reforma da previdência

Milhares de apoiadores do líder da oposição russa Alexei Navalny fizeram manifestações por todo país neste domingo (9) contra a reforma da previdência proposta pelo Kremlin.

Grupos de direitos humanos afirmam que a polícia prendeu cerca de 300 pessoas —algumas delas apanharam e foram carregadas pelas autoridades.

As manifestações aconteceram em quase 80 cidades, incluindo Moscou, onde se reuniram por volta de 2.000 pessoas na praça Pushkin. Algumas delas gritavam “Rússia será livre” e “Putin é um ladrão”. 

O centro da polêmica é uma proposta de alteração da idade mínima para a aposentadoria, que está sendo avaliada pelo parlamento.

O projeto, aliás, derrubou 15% da popularidade do presidente Vladimir Putin.

O opositor Alexei Nalvany, que espera levantar apoio na opinião pública contra a reforma, planejava participar dos atos, mas uma proibição o obrigou a passar 30 dias na cadeia sob a acusação de quebrar as leis de protestos.  

Segundo a proposta do governo, a idade mínima para aposentadoria será aumentada de 60 para 65 anos no caso dos homens, e de 55 para 63 anos, no das mulheres.

Isso seria feito de forma escalonada: em dez anos para homens, em 14 para mulheres. O problema é que homens vivem 64 anos, em média, na Rússia, enquanto mulheres vivem 76, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Ao mesmo tempo em que acontecem protestos, eleições para selecionar os líderes de 26 regiões russas —incluindo Moscou— também acontecem neste domingo (9).
 

Source link

« Previous article Ariana Grande posta foto em homenagem ao ex-namorado encontrado morto em casa nos EUA
Next article » What's next for smartphone design?