Polícia Judiciária detém mulher suspeita por burla informática em Setúbal

A PJ fez detenção por associação criminosa, com investigações feitas em colaboração da SIBS e Paywatch. Os crimes eram efetuados através da app MBWay.

O Departamento de Investigação Criminal de Setúbal da Polícia Judiciária, em colaboração com a SIBS e Paywatch, procedeu à detenção de uma mulher de 29 anos, suspeita da prática de crimes de burla informática e associação criminosa.

A investigação levou ao desmantelamento de um esquema fraudulento de aquisição e venda online de artigos através do portal OLX, lesando dezenas de pessoas desde fevereiro de 2018. A PJ estima que os valores do negócio rondem os 50.000 euros.

Segundo o relatório, a maior parte dos movimentos fraudulentos foi feito através da plataforma de pagamentos MBWay. Para perpetuar o crime, a suspeita abordava as vítimas no OLX, enviando mensagens para o telemóvel dos lesados como suposta interessada, alegando que pretendia efetuar o pagamento através da app do MBWay.

Sendo uma aplicação recente, e ainda pouco conhecida, os lesados não sabendo o funcionamento da aplicação e convencidos que se tratava de transações legítimas, as vítimas ativaram o referido serviço sob as instruções do defraudador, introduzindo o número de telemóvel e o código que lhes foi fornecido. Para além de nunca terem recebido o respetivo valor pedido pelo artigo que estavam a vender, as vítimas da burla ainda verificaram diversos levantamentos da sua conta, assim como débitos diretos de valores elevados.

A suspeita será agora presente a um primeiro interrogatório judicial, ficando a saber quais as medidas de coação a aplicar.

Source Link

« Previous article Moro autoriza envio da Força Nacional para ajudar Moçambique após ciclone
Next article » Jovens viram profissionais no Fifa e cobram R$ 300 por dicas