Paquistão diz que derrubou dois jatos da Índia em seu espaço aéreo

O governo do Paquistão anunciou na manhã desta quarta-feira (27) que atingiu dois jatos da Índia em seu espaço aéreo e que um dos pilotos foi preso após cair em território paquistanês. O governo indiano ainda não comentou o caso. 

Segundo policiais da região indiana da Caxemira, dois pilotos e um civil morreram após a queda de um avião militar. Eles não confirmam, porém, se o avião foi derrubado por forças do Paquistão. 

A Índia já havia atacado alvos no território paquistanês nesta terça-feira (26) como retaliação a um atentado terrorista na Caxemira que matou 40 soldados indianos.

Em meio à tensão entre os dois países, o Paquistão diz que fechou seu espaço aéreo para voos comerciais, enquanto a Índia fechou ao menos quatro de seus aeroportos nesta quarta. 

O ministro do Exterior do Paquistão disse que seus aviões atingiram alvos "não-militares" dentro na Linha de Controle, uma área de controle militar na fronteira entre os países na região da Caxemira, mas que o ataque evitou "danos colaterais e alvos humanos". Ele também disse que a Índia ataca o país sem ter qualquer evidência de que há apoio a terroristas no Paquistão. 

A Índia acusa o Paquistão de apoiar as incursões de rebeldes islamitas e a rebelião armada na Caxemira, o que o governo paquistanês nega. As duas potências nucleares do sul da Ásia disputam há sete décadas a região himalaia da Caxemira. 

Segundo a Índia, o ataque aéreo da última terça destruiu o maior centro de treinamento de jihadistas do país. O Paquistão diz que o ataque do país vizinho foi um fracasso e que não houve vítimas.  A última vez que aviões militares indianos cruzaram a fronteira do Paquistão para um ataque foi em 1971, durante a guerra ocorrida entre os dois países que teve como pano de fundo a independência de Bangladesh. 

 primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, reuniu nesta terça-feira o comitê de segurança. À tarde, ele celebrou o ataque em um comício no oeste do país. "Posso garantir a vocês que a Índia está em boas mãos", discursou. 

Source Link

« Previous article New Xiaomi Black Shark appears in a hands-on photo
Next article » Fotografia: Conheça os finalistas da Sony World Photography Awards na “Categoria Aberta”