Os robots também podem ser enfermeiros? O Moxi foi pensado para ser assistante de enfermagem
Com a dificuldade de recrutamento de pessoas para a área da saúde, os robots inteligentes podem tornar-se uma solução para ajudar enfermeiros nos hospitais e clínicas.
A tecnologia robótica é cada vez mais utilizada na indústria da saúde, hospitais, clínicas ou centros de saúde, para auxiliar cirurgiões a desempenhar as suas funções. A fabricante Diligent Robotics pretende tornar o quotidiano das enfermeiras e assistentes de saúde mais facilitado com robot Moxi. Socialmente inteligente, a empresa garante que o robot pode ser um membro essencial e confiável na equipa.
O Moxi destaca-se de outras propostas semelhantes ao não ter sido construído para interagir com os pacientes, mas sim executar tarefas logísticas para ajudar os técnicos de saúde, libertando-os para terem mais tempo para estar com os doentes.
O seu sistema de inteligência artificial ajuda-o a mapear o ambiente por onde se desloca, utilizando rodas para circular e sensores para evitar obstáculos. O robot pode, por exemplo, ir buscar medicamentos aos depósitos, utilizando o seu braço e pinça nas interações com os objetos. Para facilitar a comunicação com as enfermeiras, um pequeno ecrã apresenta uma lista com as tarefas que está a executar. O Moxi foi programado para ser amigável e acessível, de forma a suavizar eventuais ambientes de stress, utilizando igualmente o ecrã LED para “sorrir” às pessoas.
Apesar da utilidade do robot, a Diligent Robotics salienta no seu blog que este não pretende substituir a mão-de-obra humana, mas sim auxiliar os trabalhadores. Para já, o Moxi está a ser testado em alguns centros de saúde e hospitais no Texas, nos Estados Unidos. Para já, os principais desafios do robot passam por executar as tarefas com a mesma velocidade dos humanos e a dificuldade de acesso a certas áreas devido ao uso das rodas.